TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Seu disco rígido de 100 TB será seu… em 2025! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Seu disco rígido de 100 TB será seu… em 2025!

Seu disco rígido de 100 TB será seu… em 2025!

Compartilhe

650_1000_disco-helio

O consórcio Advanced Storage Technology Consortium (ASTC) publicou um informe que mostra como será o futuro a curto e médio prazo das tecnologias de armazenamento, prevendo que em 2025 teremos discos rígidos de 100 TB de capacidade.

Para isso, serão utilizadas tecnologias como Bit Patterned Media Recording (BPMR) e Head-Assisted Magnetic Recording (HAMR). Essas técnicas permitirão o alcance de densidades de até 10 Tbits por polegada (Tbpsi). Hoje, essa marca é de apenas 0.86 Tbpsi.

650_1000_astc-technology-roadmap-2014-v8-100532640-large.idge

Hoje, as unidades convencionais podem armazenar até 10 TB de informação – no melhor dos casos -, mas com tais tecnologias, será possível multiplicar por dez essa capacidade de armazenamento em 10 anos.

Hoje, temos métodos de gravação magnética perpendicular que melhoram a capacidade de armazenamento, e empresas como HGST – divisão da Western Digital – começou a utilizar o hélio em certas unidades empresariais, para reduzir a fricção criada pelos pratos giratórios. Alguns fabricantes utilizaram a chamada Shingled Magnetic Recording (SMR), mas esse método tem sérias limitações: enquanto que a SMR permite densidades de até 1 Tbpsi, a tecnologia HAMR pode alcançar os 5 Tbpsi.

Algumas empresas já trabalham a algum tempo com unidades baseadas em HAMR, mas por enquanto nenhuma solução desse tipo chegou ao mercado. A Seagate já conta com protótipos dessas unidades, e seus responsáveis afirmam que as primeiras unidades em HAMR chegarão ao mercado em 2016.

Via ComputerWorld


Compartilhe