Compartilhe

O Google Chromecast é um dos dispositivos mais úteis do catálogo de produtos do Google. Seu sucesso aconteceu por causa do baixo preço e das possibilidades que o dispositivo oferece para turbinar as TVs mais antigas. E nesse post, compilamos algumas funcionalidades ocultas do dispositivo que merecem ser testadas.

 

 

 

Envie a tela do smartphone para a TV

 

Você pode duplicar a tela do seu telefone na TV, permitindo assim a exibição da interface do sistema operacional, menus, jogos e outros apps. Para isso, acesse o Google Home, selecione o dispositivo com o Chromecast e clique no botão para enviar a tela. Automaticamente a tela da TV vai mostrar a tela do telefone.

 

 

 

Chamadas de vídeo do Zoom ou Skype na TV

 

A partir de um computador com Google Chrome, você pode duplicar a tela de aplicativos de chamadas de vídeo na TV. Clique nos três pontos do canto superior direito do navegador web do Google e, depois, clique em Enviar. Escolha a opção para compartilhar a tela completa do computador no Chromecast, abra o app de videochamadas e o seu conteúdo será exibido na TV.

 

 

 

Como câmera de segurança

 

Ou melhor, como uma tela para ver outras câmeras de segurança Nest. Dessa forma, você pode ver a imagem das câmeras na TV. Basta associar um nome para cada câmera e ditar os comandos de voz:

“Ok Google, mostre-me a câmera 2 na sala”
“Ok Google, mostre-me a câmera do jardim”

 

 

 

Use o Chromecast sem WiFi

 

Esse truque é bem simples, e já comentei como ele funciona no blog: basta usar a internet hotspot do seu smartphone Android ou iOS, criando um ponto de acesso WiFi que pode ser acessado pelo Chromecast. Mas considere as limitações de sua operadora e do seu plano de dados, pois a transmissão de vídeo e imagens exige uma grande largura de banda. A única má notícia aqui é que o Chromecast só opera com redes WiFi de 2.4 GHz. Mesmo assim, é melhor do que ficar sem usar o dispositivo.

 

 

 

Use o Chromecast para ligar a sua TV

 

Para isso, basta conectar o Chromecast a uma entrada HDMI com tecnologia CEC, que é capaz de enviar energia ao gadget do Google de forma contínua. Quando você envia conteúdos para ele, a TV é ligada automaticamente quando executar um aplicativo compatível com o dispositivo. Procure pelas instruções do seu fabricante para verificar a disponibilidade desse recurso, mas de um modo geral ela vem indicada com as siglas CEC na própria porta.

 

 

 

Nem precisa saber a senha

 

É possível conectar ao Chromecast sem saber a senha do WiFi do local onde você está, através do Modo Convidado. Ele permite a criação de um ponto de acesso WiFi temporário para acesso ao conteúdo, sem a necessidade de conexão com a rede WiFi principal. Para isso, acesse as configurações do dispositivo via Google Home, e escolha o Modo Convidado. Então, ative a aba homônima para ativar esse modo. Então, o ícone do Chromecast vai mostrar todos os dispositivos por perto, permitindo o envio de arquivos ou aplicativos sem precisar usar a rede principal.

 

 

 

Teste as últimas novidades de software

 

As atualizações do Google Chromecast entregam novos recursos ao dispositivo. E se você quer receber essas novidades antes de todo mundo, pode fazer o registro no programa de avanço do Google.

Para isso, acesse as configurações do Chromecast via Google Home, toque no item para o programa avançado de atualizações, e pronto: a partir de agora, o dispositivo vai receber as novidades de software antes dos demais usuários. Lembrando que algumas podem não funcionar corretamente, justamente por ser um programa de testes.


Compartilhe