Sete conselhos para melhorar a segurança e privacidade no WhatsApp | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Sete conselhos para melhorar a segurança e privacidade no WhatsApp | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Sete conselhos para melhorar a segurança e privacidade no WhatsApp

Sete conselhos para melhorar a segurança e privacidade no WhatsApp

Compartilhe

Tal e como acontece com qualquer serviço muito popular, o WhatsApp está na alça de mira dos desenvolvedores e distribuidores de malwares, que tentam tirar proveito de suas centenas de milhões de usuários.

Até mesmo o Facebook quer esses dados que são oferecidos para outras empresas. De qualquer forma, convém ao usuário agir para melhorar a segurança e privacidade no WhatsApp.

A seguir, alguns conselhos úteis para gerenciar o serviço visando uma maior segurança.

1. Verifique a codificação para conversas delicadas

O WhatsApp habilita como padrão a codificação ponta a ponta, algo muito válido para conversas e tráfego de dados confidenciais. Clique no nome do contato e verifique se há um padrão de 40 dígitos como código de segurança para verificar o código de segurança. O ideal é que você faça isso através de um aplicativo de mensagens diferente.

2. Ative as notificações de segurança

Quando um novo telefone ou computador acessa um chat já existente, um novo código de segurança é gerado para os dois usuários. O WhatsApp envia uma notificação quando o código de segurança muda. Para ativar as notificações de segurança, vá em WhatsApp > Ajustes > Conta > Segurança > Mostrar as notificações de segurança.

3. Habilite a verificação em dois passos

Essa é uma forma de impedir que uma terceira pessoa acesse a sua conta do WhatsApp sem o seu consentimento. Vá em Menu > Ajustes > Conta > Verificação em dois passos. Crie um código PIN de seis dígitos e adicione um endereço de e-mail válido para recuperar o código em caso de esquecimento.

4. Desabilite a cópia de segurança na nuvem

Se você se preocupa com a sua privacidade, saiba que as cópias de segurança armazenadas no Google Drive ou iCloud não estão codificadas, e ficam ao alcance de outras empresas e organizações governamentais que querem seus dados. Priorize as cópias locais e desabilite essa opção no Android em Menu > Ajustes > Configuração > Chats > Cópia de segurança de chat > Salvar no Google Drive > Nunca. Faça o mesmo no iPhone.

5. Proteja sua privacidade

Vá em Menu > Configuração > Conta > Privacidade, e gerencie quem pode ver o seu status, imagem do perfil ou informação da conta. Aqui você também pode desabilitar a sua localização em tempo real.

6. Faça o download do WhatsApp em sites oficiais

O WhatsApp Web pode ser facilmente manipulável. O mais recomendado é usar o app do desktop, de forma oficial. Para isso, é preciso sincronizar o app móvel e obriga o download do aplicativo no site oficial do serviço. Ignore outras versões ‘especiais’ que oferecem recursos adicionais. São todos falsos.

7. Senso comum

De nada servem as medidas anteriores se (por exemplo) clicamos em qualquer link que nos mandam. A maioria dos malwares atacam através de mensagens e links falsos, que podem ser enviados por nossos amigos e familiares. Logo, sempre pense dez vezes antes de clicar em uma notícia muito absurda, ou em uma suposta promoção com vantagens e benefícios imperdíveis. E, em último caso, saia de grupos ou bloqueie contatos que normalmente compartilham esse conteúdo, apenas para limitar as vias de ataque dessas ameaças.


Compartilhe