O Instagram apresentou o IGTV, ou a forma de Mark Zuckerberg acabar com o YouTube. Ainda que o objetivo seja conquistar marcas e influencers, qualquer usuário pode compartilhar conteúdos no novo formato.

O IGTV se caracteriza por exibir vídeos prévios no formato vertical de até 60 minutos, com a possibilidade de adicionar links da web. E é no formato vertical que focamos esse post, com alguns aplicativos para editar vídeos na vertical.

 

 

1. Quik

Proposta da GoPro, onde basta mexer nos ajustes da montagem e selecionar o aspecto desejado. Escolha o vertical, o estilo estético que mais agrada entre as várias opções do aplicativo, escolha a música de sua preferência e títulos, filtros, mudança de velocidade e adicionar as fotos e vídeos que quiser. O Quik vai ajustar as mídias no formato vertical, com as transições variando de acordo com a música.

Download | iOS | Android

 

2. InShot

Possui todo um aparato para adaptar a edição de seu vídeo final para o IGTV, no formato original 9:16. O InShot permite adicionar várias faixas de vídeo e fotos que se adaptam ao formato que precisamos. Use filtros e seus vários efeitos, inclusive com variantes e ajustes para cada um.

Download | iOS | Android

 

3. Videoshop

O app aceita vídeos verticais, mas ele não faz o re-escaling automático de novas mídias. Mas para ajustar de forma manual, clique em ‘tamanho’ e faça zoom com os dedos para ajustar o novo vídeo ou imagem, e todos vão sair com o formato vertical do IGTV. Conta com transições e opções para recortar vídeos, adicionar som, mudar velocidade, melhorar características de imagem, adicionar filtros, entre outros. Algumas funções não mencionadas são pagas.

Download | iOS | Android

 

4. VideoShow

Ajusta todos os vídeos adicionados no formato 9:16, inclui temas, faixas musicais e exporta o resultado final na qualidade HD sem limite de tempo. Possui vários efeitos, adiciona textos, etiquetas, transições, efeitos de som, GIFs e até uma voz em off. Alguns recursos precisam ser desbloqueados baixando um aplicativo recomendado.

Download | iOS | Android

 

5. Splice Video Editor

Ajusta o aspecto do vídeo final que você quiser com várias opções, incluindo o formato livre. Escolha o formato Portait ou Personalizado, e comece a editar o vídeo na vertical. O programa também é um conversor de GIFs, MP3 e formatos de imagem, com filtros, efeitos de vídeo, adicionar músicas ou gravar sua voz comentando o vídeo e até efeitos desfoque.

Download | iOS | Android

 

6. VivaVideo

Ajusta a proporção do vídeo para 9:16 automaticamente, adicionando alguns efeitos para se adaptar ao novo formato. Também é possível manter o formato original se o seu vídeo já estava na vertical. É um aplicativo muito popular, e conta com vários temas automáticos, transições e os principais recursos de um editor de vídeo completo, sem falar em uma série de efeitos.

Download | iOS | Android

 

7. ActionDirector

Alarga o vídeo para o formato 9:16 como padrão, e se o vídeo adiciona elementos com outros aspectos, tudo se adapta automaticamente, permitindo um aspecto inicial e final para um efeito kern burns completamente configurável. Pode destacar os principais momentos do filme brincando com a velocidade de reprodução, possui controles intuitivos, efeitos, música, transições, stickers animados e adição de textos.

Download | Android