TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Sete apps foram banidos da Google Play porque espionam dados de usuários | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Sete apps foram banidos da Google Play porque espionam dados de usuários

Sete apps foram banidos da Google Play porque espionam dados de usuários

Compartilhe

A Avast encontrou uma série de aplicativos na Google Play que contavam com o nefasto objetivo de espionar usuários. E o pior de tudo é que a intenção dos apps era clara: bastava ver os seus nomes e suas descrições.

No total, são sete aplicativos com essa característica que, somados, contavam com 130 mil downloads. O objetivo dos apps era monitorar o paradeiro e as atividades de filhos, parceiros e até funcionários. Para obter essas informações, era preciso fazer o download e a instalação dos aplicativos nos telefones dos monitorados. Os apps solicitavam o endereço de e-mail para onde os dados coletados deveriam ser enviados.

Qualquer pessoa mal intencionada poderia instalar o aplicativo no telefone de filhos ou parceiros. Basta um momento de descuido das vítimas. Também era possível fazer o mesmo com os funcionários que utilizam telefones corporativos. A pior parte é que os apps poderiam ser configurados para não deixar rastros, e a vítima jamais ficava sabendo que estava sendo espionada.

O problema já foi relatado ao Google, que eliminou os aplicativos da Google Play Store, respeitando assim a política da loja, que pune aplicativos spyware.

Os aplicativos de vigilância ou de espionagem estão expressamente proibidos na Google Play. Apenas apps que cumprem os requisitos e exclusivamente desenvolvidos e promovidos com fins de supervisão parental ou familiar ou de gestão de empresas podem ser distribuídos na Play Store com funções de monitoramento e relatórios, e sempre que cumprirem todos os requisitos.

 

 

Lista de aplicativos banidos da Google Play Store por espionagem de usuários

 

 

Employee Work Spy
Mobile Tracking
Phone Cell Tracker
SMS Tracker
Spy Kids Tracker
Spy Tracker
Track Employees Check Work Phone Online Spy Free

 

De forma curiosa, todos os apps deixavam claro a sua intenção. A seguir, a descrição de um dos aplicativos que aparecia na Google Play:

“Encontrar um empregado qualificado é só uma tarefa. O maior desafio é mantê-lo fiel à empresa e sua missão. Muitos funcionários podem estar simplesmente saltando de um emprego para outro durante as horas laborais. As pessoas gostam de espiar as crianças, mas os empregados também necessitam de um controle restrito”.


Compartilhe