Compartilhe

A Apple fez uma aposta muito forte no conector USB Type-C, pelo menos nos notebooks da empresa (no iPhone, a história é um pouco diferente, mas quem sabe isso não muda em um futuro próximo…). Os últimos modelos do MacBook que chegaram ao mercado só contam com esse tipo de conector.

É claro que essa escolha tem desvantagens diversas, principalmente quando os usuários ainda contam com necessidades em utilizar adaptadores para praticamente qualquer coisa. Por outro lado, tem pelo menos uma vantagem aparente: você pode recarregar o seu notebook em qualquer porta disponível no corpo do mesmo.

Será?

 

 

 

Parece que não é bem assim…

 

Alguns usuários estão afirmando que não é possível encontrar no novo MacBook essa liberdade para recarga da bateria. Pelo menos não é possível se você quer fazer essa recarga da forma mais eficiente e segura para a saúde desse notebook.

Na prática, você é livre para recarregar a bateria do MacBook em qualquer uma das portas USB-C disponíveis no corpo do portátil. Porém, é muito melhor para a vida útil do equipamento utilizar a porta localizada do lado direito do equipamento.

O problema é que você não vai acreditar no motivo para isso acontecer.

 

 

 

Se você tem um MacBook, carregue ele do lado direito

 

 

Por que isso?

Pois bem, alguns usuários perceberam que quando se carrega os notebooks da Apple utilizando as portas USB-C localizadas do lado esquerdo, esses portáteis começam a sofrer com um aumento de temperatura, muito provavelmente provocado por conta de um aumento de uso da CPU.

De acordo com os comentários dos usuários que constataram essa anormalidade no novo MacBook, ao conectar o carregador do lado esquerdo do notebook, um processo chamado “kernel task” era iniciado. E é esse processo que faz com que o consumo da CPU seja maior e, por consequência disso, os ventiladores precisam trabalhar mais, mas não a ponto de resfriar a temperatura do processador, o que naturalmente provoca um aumento de temperatura do computador.

Como resolver isso?

Fácil: carregando o notebook em uma porta USB Type-C que está no lado direito do equipamento. Os próprios usuários afetados pelo problema indicam que essa é a solução encontrada para o problema, que foi detectado basicamente apenas quando o MacBook tem acessórios conectados. Se não há acessórios conectados ao portátil, a falha não acontece.

Bom, agora você já sabe. Se você tem um MacBook das mais recentes gerações e que só contam com portas USB Type-C, e esse é o seu notebook principal para trabalho e estudo e, por causa disso, é obrigado a utilizar acessórios conectados para complementar esse uso, é melhor que você utilize o cabo de recarga de bateria em uma das portas localizadas do lado direito do equipamento. Dessa forma, você consegue manter um menor uso da CPU, evitando assim o aumento da temperatura do equipamento.

É sempre importante lembrar que evitar o superaquecimento de qualquer dispositivo informático é importante para manter a integridade de todos os componentes de hardware, e prolongar a vida útil da bateria. Sem falar que processador, SSD e outros elementos podem ser salvos de um eventual falecimento antecipado por conta das altas temperaturas.

 

 

Via StackExcgange


Compartilhe