Você está em | Home | Telefonia | Seja bem-vindo ao minimalismo digital

Seja bem-vindo ao minimalismo digital

Compartilhe

Estamos em pleno 2025, e você ainda está mais dependente do smartphone do que dos dois litros de água que você tem que beber por dia?

Não posso julgar você. Sou o cara que depende do sucesso da tecnologia para que esse blog continue a funcionar, e preciso que você use o smartphone todos os dias para ler os meus artigos.

Mas este não é exatamente o ponto que quero chegar.

É claro que os smartphones são pequenos computadores que podem fazer qualquer coisa. O problema é o monte de aplicativos inúteis que estão instalados no dispositivo, que não prestam para nada ou não servem para deixar a sua vida em particular algo melhor.

Já que o ano virou… não está na hora de se livrar dessa porcaria?

Vamos conversar sobre minimalismo digital?

 

Não usamos nem 20% dos aplicativos

Dados recentes revelam que os usuários possuem uma média de 50 a 100 aplicativos instalados nos smartphones, mas utilizam ativamente menos de 20% deles.

Para ser mais preciso: tudo o que precisamos para ter uma boa relação com o telefone inteligente é de apenas 15 aplicativos.

Todos os 85 apps excedentes são responsáveis por uma saturação digital que está atrapalhando as nossas vidas. E nem percebemos isso.

Pois bem… sabe aquela ideia de viver uma vida mais minimalista, contando apenas com o suficiente para viver bem?

Essa mesma regra pode ser aplicada aos aplicativos instalados no seu smartphone, se livrando do excesso de apps instalados que, em sua maioria, não servem para nada.

 

Os problemas gerados por ter aplicativos demais

Eu tenho certeza de que você sofre de, pelo menos, um desses problemas na sua rotina:

  • Dificuldade na localização de aplicativos: quando você quer encontrar o que realmente precisa, não encontra no menor tempo possível, tal e como o tempo que você perde para encontrar a camiseta favorita dentro de uma gaveta desorganizada;
  • Excesso de notificações: o seu telefone fica apitando o tempo todo, acabando com sua concentração e gerando distrações constantes – o que explica o seu estresse no final do dia;
  • Atualizações constantes: com tantos aplicativos instalados, todos os dias o smartphone precisa receber algum tipo de update, consumindo tempo útil e autonomia de bateria na maioria dos casos;
  • Pouco espaço de armazenamento: vários apps ocupam espaço no dispositivo, que poderia ser melhor aproveitado com fotos e vídeos (ou outros aplicativos mais úteis).

Se você passa por isso todos os dias, é porque quer. Sua rotina digital é caótica, e você precisa abraçar o minimalismo digital a todo custo.

 

Como aplicar o minimalismo digital?

Reforçando: menos é mais no seu smartphone.

O minimalismo digital tem como base essa premissa. E algumas estratégias podem ajudar nesse período de transição:

  • Fique com o essencial: nesse grupo fique apenas com os aplicativos que são considerados vitais na sua rotina, limitando essa quantidade a, no máximo, 10 apps, considerando todas as categorias (e-mails, mensagens, navegação web etc.).
  • Fique com o útil: aqui, você pode selecionar entre 10 a 15 aplicativos que são utilizados regularmente e que oferece um valor agregado claro (redes sociais confiáveis, serviços bancários, sistemas de segurança residencial etc.).
  • Dispense todo o resto: todos os outros aplicativos que não entram nas duas primeiras categorias devem ser desinstalados do smartphone, principalmente aqueles que não foram utilizados nos últimos meses.

 

Tenha em mente que…

O minimalismo digital não deve ser visto como uma restrição, mas sim como um caminho para recuperar a concentração e até mesmo um pouco de saúde mental.

Não pense que você está privado em utilizar o aplicativo que quiser, ou explorar os limites do smartphone, pois não é disso o que estamos tratando nessa nossa conversa.

O principal objetivo aqui é estabelecer um maior equilíbrio entre a vida digital e a vida pessoal, e não se deixar levar pelo excesso de distrações e opções que o smartphone oferece.

Cada aplicativo removido representa uma atenção recuperada, um tempo devolvido e uma maior flexibilidade de opções e alternativas na vida.

E esses elementos se tornaram essenciais em um mundo onde a capacidade de foco é cada vez menor com tantas coisas para roubar a nossa atenção e foco.

Os aplicativos em excesso funcionam como ruído ambiental que afeta nossa capacidade de concentração e produtividade, e muitas vezes não percebemos o impacto negativo desses apps…

…até que tomamos a coragem na vida, e começamos a eliminar essas distrações.

Então, quando o telefone sugerir “liberar espaço”, essa é uma oportunidade para refletir sobre quais aplicativos realmente precisamos, e quais apenas aumentam o nosso estresse.

Vai por mim: todos nós estamos saturados de informações. Precisamos voltar a focar no essencial, inclusive para sermos mais produtivos.

E menos estressados.

Ser minimalista nos aplicativos nos entrega como recompensa a redescoberta do valor do tempo. Aquele tempo conosco mesmo, ou com as pessoas que mais amamos.

Nos devolve o poder de decisão sobre o gerenciamento do próprio tempo.

 

Via The Verge


Compartilhe