TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Seis mitos ridículos sobre o Windows 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Seis mitos ridículos sobre o Windows 11

Seis mitos ridículos sobre o Windows 11

Compartilhe

Tudo bem, o Windows 11 ainda não vingou e, muito em parte, por culpa da própria Microsoft. Mas não podemos aceitar a ideia de que a nova versão do sistema operacional seja difamada por calúnias e mitos propagados por pessoas que, de forma até ignorante, disseminam mentiras sobre o software.

Não é o nosso objetivo incitar o leitor a atualizar o seu computador para o Windows 11. Cada um tem que fazer aquilo que é melhor para si. Só queremos mostrar que a nova versão do sistema operacional da Microsoft é o monstro que estão pintando.

Neste post, vamos derrubar pelo menos seis mitos sobre o Windows 11 que precisam ser derrubados. Pela informação correta, e para tranquilizar os usuários mais preocupados.

 

 

 

O Windows 11 é imprescindível para quem vai utilizar processadores Intel Alder Lake

Apesar do design híbrido dos novos chips Intel Alder Lake, que combinam núcleos de alto desempenho e de alta eficiência, essa não é uma regra para o Windows 11.

Esses processadores da Intel foram desenvolvidos para realizar uma programação otimizada das tarefas, e o Windows 11 se apoia na informação recebida pelo Intel Thread Director para distribuir tais tarefas.

Porém, é mentira que o Windows 11 trabalha de forma otimizada com essa arquitetura. Aliás, o Windows 10 pode render melhor que ele em processadores Core Gen 12th em alguns casos.

 

 

 

O Windows 11 tem um desempenho muito pior que o Windows 10

Outra mentira cabulosa. E posso falar sobre isso com conhecimento de causa.

Decidi atualizar meu ultrabook Samsung Galaxy Book S para o Windows 11, e o desempenho geral do computador melhorou de forma bem interessante em relação ao Windows 10. Em programas como o Microsoft Word, a performance se tornou mais fluída e funcional.

Mas tudo pode variar em função do hardware que está instalado no computador. No meu caso, onde o processador é mais modesto, o desempenho melhorou. Mas em chips mais potentes, a diferença em relação ao Windows 10 deve ser mínima.

Aqui, de novo, tudo pode variar de caso a caso, dependendo da sua realidade com o computador.

 

 

 

Você só pode atualizar de graça para o Windows 11 a partir do Windows 10

Outro mito que precisa ser derrubado.

Você pode atualizar para o Windows 11 a partir do Windows 7 e do Windows 8 ou 8.1, mas o processo de update é diferente daquele que é feito a partir do Windows 10. Basta você contar com uma licença válida das versões mais antigas para ativar a instalação do sistema operacional mais atual.

Lembrando sempre que aqueles que ainda contam com o Windows 7 ou 8/8.1 precisam primeiro procurar pela licença de ativação (aquele código de 25 dígitos), realizar uma cópia de segurança do sistema operacional, criar uma mídia de instalação do Windows 11, iniciar o PC a partir do pendrive criado com o instalador e, durante o assistente de instalação, introduzir o código de licença da versão antiga do Windows.

Dessa forma, você pode instalar o Windows 11 inclusive em computadores que não cumprem com os requisitos mínimos estabelecidos pela Microsoft, apesar de contar com algumas restrições de uso e manutenção do software instalado.

 

 

 

Se o seu PC não cumpre com os requisitos mínimos estabelecidos pela Microsoft, não é possível atualizar para o Windows 11

Isso já caiu, e o último parágrafo do tópico anterior confirma o que estou dizendo.

A própria Microsoft entendeu que os requisitos mínimos previamente estabelecidos para a instalação do Windows 11 deixavam de fora vários computadores que contam com um hardware forte o suficiente para rodar o novo software, mas ficaram de fora justamente por causa das exigências de Redmond para receber esse software.

E, tal e como eu disse no segmento anterior, se você atualizar um PC com código de licença válido a partir do Windows 7 ou 8/8.1, esse computador pode sim ser atualizado para o Windows 11, mesmo com algumas restrições.

 

 

 

O Windows 11 só funciona bem em PCs top de linha

Também já falei sobre isso neste post.

Mesmo que o Windows 11 seja mais exigente que o Windows 10 nos requisitos técnicos, estamos diante de um sistema operacional muito otimizado. O que você precisa neste caso é ajustar as configurações de hardware para o que é recomendado para um bom funcionamento do software.

No lugar dos 4 GB de RAM indicados pela Microsoft, recomendamos o uso de pelo menos 8 GB de RAM, para que o Windows 11 conte com uma margem de folga para funcionar de forma plena e fluída. E, neste aspecto, ter um processador top de linha não é exatamente uma exigência para que o Windows 11 possa trabalhar bem ou com tranquilidade.

 

 

 

A interface do Windows 11 é muito pior que a do Windows 10

Eu não sei de onde tiraram esse absurdo, mas vamos derrubar esse mito ou mentira.

Quem já usou o Windows 11 (é o meu caso) sabe muito bem que a sua interface é muito próxima daquela encontrada hoje no Windows 10. A única grande diferença está no Menu Iniciar que veio ao centro e, ainda assim, é possível devolver a sua posição original do canto inferior esquerdo, se o usuário assim desejar.

Tudo bem, alguns usuários vão precisar de um tempo para se adaptar com as novidades apresentadas pela interface do Windows 11. Mas de um modo geral, a experiência de uso é muito positiva.

Ou seja, tente não julgar um livro pela sua capa.


Compartilhe