Wetten.com Brasil Apostas
Home » Tecnologia » Seis inventos que marcaram a história da tecnologia

Seis inventos que marcaram a história da tecnologia

Compartilhe

Alguns inventos do mundo da tecnologia são míticos e muito relevantes para esse segmento. A evolução não para, e alguns desses inventos marcaram um ponto de inflexão em nossas vidas.

Nesse post, deixamos seis desses inventos que marcaram um antes e um depois no setor tecnológico.

 

 

 

Mouse

 

 

(Quase) Todo mundo tem esse periférico, ou usou em algum momento da sua vida se usou um computador um dia. Sua origem remete de 1946, quando é criado o trackball, um sistema percursor que inclui um cursor controlado por uma bola de monitoramento, que movia a informação digital na tela.

No começo da década de 1960, William English e Douglas Engelbart desenvolveram o primeiro protótipo de mouse de computador tal e como conhecemos hoje. O dispositivo foi construído em uma caixa de madeira, e era composto por rodas perpendiculares na parte inferior, um botão na parte superior e um cabo. Sua apresentação mundial aconteceu em 1968.

 

 

 

Internet

 

 

Não dá para imaginar a nossa vida sem ela.

È uma das grandes conquistas da humanidade, revolucionando o mundo da tecnologia e das telecomunicações. Mudou a sociedade para limites inesperados e sem ponto de retorno.

A internet mudou para sempre a forma em como nos relacionamos e trabalhamos. Até hoje empresas e governos ainda não conseguiram controlar a sua transmissão de dados semi-anárquica.

Nasceu na década de 1960, quando a Bell (hoje, AT&T) conseguiu transmitir dados binários em um cabo de telefonia através de um modem. Então, o Pentágono criou a ARPAnet, uma rede que conectava inicialmente algumas universidades, para depois cruzar os Estados Unidos de ponta a ponta.

 

 

 

GPS

 

 

Está presente em múltiplos dispositivos, e é mais um milagre da tecnologia que nasceu a partir de um estudo militar.

Nasceu como Sistema de Posicionamento Global Navstar, e foi concebido pelo Pentágono. O primeiro satélite GPS operacional foi lançado em 1978. Em 1993, o governo norte-americano liberou o seu uso para outros setores, e em 1995 ele estava disponível no âmbito comercial, com a sigla SPS.

 

 

 

Drones

 

 

O conceito de avião não tripulado é bem antigo, e já é utilizado por décadas. Desde o final do século XIX e durante todo o século XX, várias experiências com esses veículos foram realizadas e se estenderam até os dias atuais.

Felizmente, os drones podem ser utilizados em diferentes âmbitos de nossas vidas, como por exemplo conservação ambiental, resgate, infraestruturas, entrega de objetos e assistência média, entre outras finalidades.

 

 

 

Banda Larga Móvel

 

 

Sem ele, o smartphone não seria o que é hoje, e é uma tecnologia que melhorou de forma vertiginosa em apenas 20 anos.

A evolução das redes de comunicações móveis estão marcadas pelas gerações, e marca uma mudança de paradigma nos padrões, capacidade técnica e novos produtos em diferentes segmentos.

 

 

 

Impressoras 3D

 

 

Outra grande conquista tecnológica do nosso século, e que até hoje ninguém consegue explicar direito para que serve. As impressoras 3D chegaram para ficar, e sua existência marca uma revolução ao permitir a construção de (quase) qualquer coisa com um custo ínfimo.

As primeiras impressoras 3D nasceram na década de 80, com algumas adaptações e avanços das impressoras tradicionais. As mudanças transformaram a tecnologia de impressão com tinta em impressão com materiais, e hoje elas estão disponíveis nos setores mais diversos.


Compartilhe