A Apple (finalmente, graças a Deus) acabou com a opção de 16 GB para o iPhone de entrada, passando para os 32 GB. Mesmo assim, para muita gente, essa capacidade de armazenamento é insuficiente, ainda mais em tempos em que consumimos mais conteúdo multimídia.

Mesmo com uma grande quantidade de serviços de streaming e armazenamento na nuvem, os dados são cada vez maiores, o que deixam insuficientes os 32 GB. Se você quer liberar espaço de armazenamento no iPhone, esse post tem seis conselhos para alcançar esse objetivo.

 

 

#1 A mais simples: apagar aplicativos do iPhone

 

Revise os apps que você não usa, faça a limpeza e libere alguns MB de espaço. É normal baixar aplicativos que usamos poucas vezes ou que não usamos nunca.

Lembrando que, para apagar um aplicativo a partir da tela de início, basta pressionar sobre o seu ícone e esperar que o ícone comece a vibrar. A seguir, clique no X do canto superior esquerdo do ícone para apagar o aplicativo.

 

 

#2 Quais aplicativos ocupam mais espaço?

 

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Lá, você vê o quanto de armazenamento cada tipo de arquivo ocupa, assim como os aplicativos que você tem instalado.

Provavelmente as fotos e aplicativos de música são os que mais ocupam espaço, além dos arquivos multimídia que o aplicativo armazena ou organiza.

O conselho é que, se você tem algum aplicativo que usa raramente e ocupa mais de 300 MB, o melhor é eliminar o app. O iOS sempre mostra quando foi a última vez que você utilizou cada aplicativo, de modo que você pode encontrar aquele que não vale a pena manter.

 

 

#3 Dados armazenados nos aplicativos

 

Um app não ocupa espaço sozinho, mas também em função dos dados que ele contém. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, e veja quanto ocupa de espaço cada aplicativo, e quanto de dados aquele app acumula.

Apps como WhatsApp e Telegram acumula mensagens, imagens, vídeos, notas de voz e documentos que baixamos todos os dias. Você pode liberar algum espaço eliminando esses arquivos baixados ao longo do tempo.

 

 

#4 Posso remover apps do sistema que eu não utilizo?

 

Sim.

Os aplicativos do sistema que estão pré-instalados no iPhone, mas que não servem para nada para você (Bolsa, Game Center, Notas, Calendário, etc) podem ser eliminados do dispositivo.

Desde o iOS 10 é possível essa remoção de apps de sistema. Mas tenha em mente que o processo nem sempre é simples, e que não é possível remover o aplicativo por completo, mas sim “esconder” o app e remover os dados associados ao mesmo.

A forma de eliminar esses aplicativos é a mesma dos demais: mantenha pressionado o dedo no app, e quando o X aparecer, clique nele. Para voltar a ter o aplicativo, volte na App Store e reinstale. Simples assim.

 

 

#5 E se você atualizar a versão do iOS?

 

As atualizações do iOS ocupam espaço no dispositivo, consumindo alguns GB de espaço em alguns casos. Verifique se o iPhone baixou sozinho o app de atualização, mas não instalou. Aqui você pode fazer uma cópia de segurança dos seus dados, atualizar o dispositivo e, depois, liberar espaço de armazenamento.

Se você não sabe se tem um iPhone atualizado, vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software, e siga as instruções de atualização.

 

 

#6 Última opção: restaure o seu iPhone

 

Considere essa alternativa como último recurso, já que possíveis arquivos armazenados em cache, arquivos residuais ou dados que não queremos ter na memória podem consumir espaço de armazenamento.

Logo, formatar o iPhone pode ser a solução. Vá em Ajustes > Geral > Restaurar > Apagar Conteúdos e Ajustes para apagar todo o conteúdo e liberar o espaço de armazenamento.