Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Se você tem esse SSD da Samsung, atualize o firmware dele imediatamente

Se você tem esse SSD da Samsung, atualize o firmware dele imediatamente

Compartilhe

Eu não seria maluco de interromper o meu descanso de domingo se não fosse para publicar algo importante. Logo, é melhor você prestar atenção neste conteúdo a partir de agora.

O SSD M.2 Samsung EVO 980 Pro é um dos mais populares do mercado, mesmo com os seus preços elevados no Brasil. Muitos usuários utilizam esse sistema de armazenamento com conector PCI-e 4.0 para melhorar o desempenho dos seus notebooks, e também para expandir o armazenamento do console PlayStation 5.

Eu mesmo utilizo esse SSD no meu notebook Samsung GalaxyBook2 Pro, e obtenho resultados espetaculares de desempenho.

Porém, uma grave falha foi detectada nesse modelo de SSD, e todos os proprietários de um 980 Pro precisam fazer uma atualização de firmware do produto o quanto antes.

 

O que está acontecendo?

Nas últimas semanas, vários usuários ao redor do mundo que adquiriram o SSD Samsung EVO 980 Pro se depararam com uma falha de leitura e gravação de dados na unidade. Os mais afetados são os proprietários da versão com 2 TB de armazenamento desse modelo de memória.

Como todas as versões com diferentes capacidades de armazenamento desse SSD podem estar sujeitos à falha, a dica é recomendada para que toda e qualquer pessoa que possui uma unidade de um SSD Samsung EVO 980 Pro instalada em seu computador ou console de videogame.

A falha está aparecendo nas unidades que contam com o firmware 3B2QGXA7, que pode deixar o SSD ativo apenas para leitura de dados, o que torna esse item simplesmente inútil para todo e qualquer propósito.

A boa notícia é que os aplicativos de rastreamento de falhas em SSD já conseguem detectar esse erro no mencionado firmware. E a parte mais importante nessa história é que a própria Samsung já corrigiu o problema, através do firmware 5B2QGXA7.

Logo, é fundamental que os proprietários de uma unidade do Samsung EVO 980 Pro realize o quanto antes o procedimento de atualização do firmware do SSD, seguindo os passos que vou compartilhar a partir de agora.

 

Como atualizar o firmware do SSD da Samsung

A Samsung conta com um software específico para gerenciamento e manutenção das suas unidades SSD, o Samsung Magician. Ele está disponível para download neste link.

Após realizar a instalação desse software, execute normalmente o programa no seu computador com privilégios de administrador, algo que ficará ajustado de forma automática após o processo de instalação no Windows.

Na tela inicial do Samsung Magician, vão aparecer as principais informações da unidade instalada no equipamento ou conectada a um leitor externo, caso o SSD em questão esteja em uso no PlayStation 5.

Na parte inferior da tela de interface do Samsung Magician, vai aparecer a opção de atualização do firmware. Nos computadores Windows, o software vai detectar automaticamente que você está utilizando uma unidade do EVO 980 Pro, e vai recomendar a atualização.

O processo de atualização de firmware é bem simples, onde o programa basicamente lembra o usuário em salvar os seus trabalhos em execução, pois o computador será desligado por completo após a instalação da correção.

Uma vez que o computador desligar, aguarde por pelo menos 30 segundos e ligue novamente o equipamento, e o novo firmware estará instalado no SSD.

Eu tenho duas unidades do EVO 980 Pro, e realizei a atualização do firmware sem maiores problemas. Basta seguir os passos que mencionei neste artigo. Acredito que qualquer usuário vai conseguir concluir o procedimento sem contratempos.

De novo: eu recomendo fortemente que você instale a atualização do firmware do seu SSD da Samsung o quanto antes, pois dessa forma você pode evitar problemas ainda maiores com a sua unidade de armazenamento.


Compartilhe