Bem sabemos que a Google Play Store é ótima, mas não é perfeita. Nem todos os apps Android existem para melhorar a nossa vida. Alguns deles querem nos enganar para conseguir nossos dados de forma ilegal e desonesta.

Dito isso, foram descobertos pelo menos 13 aplicativos que você deve retirar nesse exato momento do seu smartphone. São apps que se mascaram de jogos simples, mas que contam com péssimas intenções por trás.

Os 13 apps são criados por um desenvolvedor obscuro (o mesmo desenvolvedor). Depois de instalado um desses aplicativos, o ícone do mesmo desaparece da sua tela, e outros aplicativos começam a ser instalados no seu dispositivo, sem a sua autorização.

Os aplicativos conseguem ter acesso completo ao tráfego do seu smartphone, roubando informações de conexão. Por isso é mais que recomendada a remoção desses apps se os mesmos estiverem instalados no seu dispositivo.

Porém, ainda tem um problema que precisa ser resolvido. Se você não consegue ver os ícones dos aplicativos, você não vai saber se ele está instalado no seu smartphone. Bom, pelo menos não à primeira vista. Por isso, um truque simples pode ajudar você a encontrar esses apps no sistema Android.

A primeira coisa que você deve fazer é olhar para a lista de apps maliciosos e tentar lembrar se alguma vez instalou aquele aplicativo. Depois, vá em Definições > Aplicativos, e procure pelo nome dos aplicativos instalados no seu smartphone.

Mesmo que o seu ícone não apareça na tela, ele está presente entre os aplicativos de sistema, e dessa forma você vai conseguir identificar o aplicativo malicioso.

Os 13 apps condenáveis conseguiram mais de 500 mil instalações. Ou seja, muita gente foi afetada por esse problema. Logo, é mais que recomendado que você veja o vídeo no final do post para encontrar algum dos aplicativos que devem ser removidos do smartphone.

Afinal de contas, um pouco de prudência não faz mal a ninguém.

 

 

 

Via TechCrunch