TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Se eu comprar um smartphone durante a Black Friday para dar de presente, posso devolvê-lo depois do Natal? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Compras | Se eu comprar um smartphone durante a Black Friday para dar de presente, posso devolvê-lo depois do Natal?

Se eu comprar um smartphone durante a Black Friday para dar de presente, posso devolvê-lo depois do Natal?

Compartilhe

Muitos usuários de tecnologia estão aproveitando a Black Friday para comprar um smartphone com o nobre objetivo de presentar alguém durante o Natal, e é normal essas pessoas se perguntem se é possível devolver o dispositivo depois do período de festas natalinas em caso de problemas.

A pior coisa que pode acontecer é alguém receber um telefone de presente que foi adquirido com tanta antecedência e se deparar com problemas de funcionamento logo depois de retirar o produto da caixa.

Aqui, é importante colocar uma grande lupa sobre as políticas de devolução dos e-commerces (que mudam de loja para loja) e dos fabricantes para obter respostas mais precisas.

Pois bem, vou aplicar uma lupa sobre o assunto.

 

As políticas de devolução de compras

Na grande maioria dos casos, os e-commcerces brasileiros adotam o que está estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor na Lei do Arrependimento. Ou seja, o cliente tem 7 DIAS CORRIDOS para devolver um produto adquirido pela internet durante a Black Friday, sem sequer precisar explicar o motivo para essa desistência.

A grande exceção da regra neste caso é a Amazon, que em muitos produtos oferecem até 30 dias corridos para que o cliente possa desistir ou devolver o produto adquirido na sua loja oficial ou em lojas parceiras.

E, mesmo assim, se você fizer as contas, não dá muito tempo para que a desistência se aplique para quem vai dar de presente um telefone novo para alguém no Natal.

Neste caso, o mundo perfeito pede que você realize a compra da Black Friday no limite máximo do período promocional. Ou seja, nas últimas horas do dia de hoje, 25 de novembro de 2022, para que a maior varejista do mundo considere a possibilidade de devolução do produto após o dia 25 de dezembro, com limite para o dia seguinte, já que o Natal cai em um domingo em 2022.

Além disso, a campanha de vendas de Natal da Amazon compreende todo o mês de dezembro. Neste caso, os produtos adquiridos até as vésperas da data natalina podem ser devolvidos no e-commerce até o dia 31 de janeiro de 2023.

 

Sempre consulte a política de devoluções

A minha dica de ouro para aquelas pessoas que pretendem comprar um smartphone agora na Black Friday para dar de presente durante o período das festas natalinas é: gaste algum tempo no processo analisando as políticas de devolução da loja onde pretende realizar a compra.

Como informei antes neste artigo, a grande maioria dos e-commerces brasileiros adota a regra estabelecida pelo CDC, deixando apenas 7 dias corridos para devolução dos produtos por arrependimento. Fora isso, só se a garantia estendida (aquela que você paga a mais além da estabelecida na fábrica) pode garantir a devolução do produto adquirido durante a Black Friday.

De qualquer forma, pesquisa para encontrar alguma exceção pontual que algum e-commerce nacional pode oferecer. Algumas lojas podem justamente considerar a possibilidade de compra para produtos que serão utilizados como presente para outras pessoas durante o período das festas natalinas.

Porém, reforço que isso será uma exceção que raramente é vista no mercado brasileiro.


Compartilhe