TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Samsung promete até quatro atualizações do Android, e isso é uma vitória | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Samsung promete até quatro atualizações do Android, e isso é uma vitória

Samsung promete até quatro atualizações do Android, e isso é uma vitória

Compartilhe

Não adianta o Google dizer que isso não é possível: a Samsung parece ignorar isso, vai lá e faz. Os coreanos anunciaram na mesma semana do lançamento dos novos smartphones da família Galaxy S22 que alguns dos seus dispositivos vão receber até quatro anos de atualizações do Android, e até cinco anos de correções de segurança.

Isso é uma verdadeira vitória para os proprietários dos dispositivos elegíveis, pois o maior desgosto que você pode ter é ver o seu caríssimo smartphone abandonado pelo fabricante com apenas dois ou três anos de uso.

De quebra, aproxima a Samsung da política da Apple, que continua imbatível com os seus cinco anos de atualizações garantidas para vários modelos do iPhone.

 

 

 

Mais anos de vida útil no seu smartphone Android da Samsung

Estamos diante de uma mudança de política de updates que já estava acima da média. A Samsung garantia pelo menos três anos de atualizações do Android para vários dos seus dispositivos. Porém, boa parte da concorrência já fazia isso, e os coreanos queriam dar um passo além.

Agora, com quatro anos de atualizações para os principais telefones da Samsung, os dispositivos se tornaram mais longevos do que nunca, agregando muito mais valor para produtos que ainda podem funcionar muito bem nas mãos dos usuários por vários anos.

O movimento que a Samsung fez pode beneficiar o mercado de telefones Android como um todo, já que os seus concorrentes terão que fazer o mesmo para fidelizar os seus clientes. E essa mudança de comportamento aparentemente já começou.

Uma prova disso é que o Google já chegou a um acordo com a Qualcomm para permitir que telefones baseados nos seus processadores recebam até quatro anos de atualizações do Android. E como boa parte dos smartphones conta hoje com um processador Snapdragon, o número de dispositivos que será beneficiado com a nova política de updates é considerável.

 

 

 

O que as demais marcas vão fazer?

A partir de agora, ficou mais difícil a prática da obsolescência programada por parte dos fabricantes. Algo que já estava complicado de uns tempos para cá, uma vez que os telefones estão ficando cada vez melhores no hardware, o que dificulta a desculpa das marcas na parte de software.

Ficou difícil a vida de OnePlus, Vivo, OPPO e Xiaomi, que ofereciam até três anos de atualizações do Android. Imagine então como complicou o cenário para a Motorola, que entrega duas atualizações (quando atualiza), sem falar nos modelos que jamais recebem updates.

Tudo bem, nenhuma das marcas chegam perto do feito da Gairphone, que está atualizando até hoje um telefone lançado em 2015 (seis anos de updates), e as ROMs customizadas podem fazer maravilhas (como deixar um Galaxy S2 de 2011 funcionando até hoje).

Mesmo assim. O avanço que a Samsung faz neste aspecto é digno de aplausos, e deve causar consequências em todo o setor. E esse é o tipo de iniciativa que eu espero que os demais fabricantes acabem copiando de forma quase imediata.

E a melhor parte: nosso investimento está mais valorizado a partir de agora.

 

 

 

Modelos de smartphones da Samsung elegíveis para quatro atualizações

  • Samsung Galaxy S21 (família completa)
  • Samsung Galaxy S21FE
  • Samsung Galaxy S22, Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra
  • Samsung Galaxy Z Fold3
  • Samsung Galaxy Z Flip3
  • Samsung Galaxy Tab S7 (família completa)
  • Samsung Galaxy Tab S8 (família completa)

Compartilhe