Pelo visto, quanto mais megapixels, melhor (mesmo que outros fatores contrariem essa máxima). A Samsung, em parceria com a Xiaomi, apresentou oficialmente o seu novo sensor fotográfico ISOCELL Bright HMX, que contam com nada menos que 108 megapixels de resolução.

 

 

Uma nitidez recorde, um foco muito rápido e vídeo em 6K

 

 

Na verdade, ele já era oficial, mas agora temos os detalhes técnicos do ISOCELL Bright HMX, que nominalmente possui uma resolução de 108 MP com um tamanho de pixel de 0,8 micrômetros. Combinando quatro pixels em um, você tem imagens de 27 MP com uma nitidez muito elevada.

É o primeiro sensor fotográfico que supera os 100 MP, mas o que realmente importa aqui é o tamanho do sensor. É mais complicado obter espaço em um smartphone para os componentes, mas esse novo sensor possui um tamanho de 1/1,33 polegadas, ou seja, é maior do que o sensor do Huawei Mate 30 Pro, com 1/1,5 polegadas.

Assim, em teoria, o novo sensor de 108 MP deve entregar fotos de altíssima qualidade, inclusive em baixa iluminação e zoom de 2x. A combinação de pixels usa a tecnologia própria Tetracell (ou o seu pixel binning) e o algoritmo pode gerar imagens de 12.032 x 9.024 pixels.

Além disso, a Smart ISO é um sistema que busca a ISO mais baixa para evitar ruídos em fotos escuras, com imagens mais vivas ao melhorar a saturação de pixels, além de ajustar o nível do amplificador de acordo com a iluminação na cena. E a tecnologia Super-PD promete oferecer um foco muito rápido em qualquer situação.

Na parte de vídeo, o novo sensor da Samsung registra imagens em 6K (6.016 x 3.384 pixels) @ 30 FPS, sem perda do ângulo de visão, superando o 4K presente nas câmeras atuais.

 

 

Fazendo que mais seja melhor

 

 

É preciso ver tudo isso em ação na prática. Existem rumores que este sensor estará presente em um futuro Xiaomi Mi MIX 4, mas o que sabemos é que a produção em massa deste sensor começa ainda em agosto de 2019.

Também é preciso ver se outros fabricantes se interessam por esse sensor. A maioria se confirmou com os 12 MP nos sensores principais. Vale lembrar que a Qualcomm possui suporte de câmeras com sensores de até 192 MP, mas com o apoio da fotografia computacional e dos algoritmos.

O cenário para o futuro desse segmento será, no mínimo, bem interessante.

 

Via Samsung