Eu sei, é um comparativo injusto e desproporcional, já que são softwares diferentes, com arquiteturas diferentes. Mas tem gente que gosta de comparar alhos com bugalhos. É a vida. O Samsung Galaxy S10 é uma realidade, e muitas pessoas já o colocam lado a lado com o iPhone XS, lançado em setembro de 2018, para descobrir qual dos dois vale mais a pena.

São dois grandes smartphones, e desde já afirmo que a escolha por qualquer um deles é bem vinda. Porém, vamos tentar estabelecer os pontos de união e os pontos de separação entre os dois dispositivos nesse post.

 

 

Tela

Ambos oferecem tela OLED, e as duas telas são fabricadas pela Samsung. São 6.1 polegadas para o S10, contra 5.8 polegadas do iPhone XS, o mesmo tamanho de tela do Galaxy S10e. O Galaxy S10 tem 6 mm a mais de largura de tela.

 

 

Enquanto a Apple precisa de um notch na parte superior (por causa do Face ID), a Samsung tem um buraco de câmera na tela e um leitor de digitais ultrassônico a baixo da tela. Por isso, o Galaxy S10 conta com uma tela praticamente sem bordas.

 

 

 

Câmeras

Teoricamente, o sensor triplo traseiro do Galaxy S10 oferece um leque maior de possibilidades no registro de fotos. Já o iPhone XS possui dois sensores fotográficos traseiros, pensados no desfoque no fundo.

 

 

Já o Galaxy S10 conta com câmeras grande angular, tele objetiva e ultra grande angular, permitindo uma captura mais versátil e inteligente. Na câmera frontal, os dois modelos oferecem dois sensores para as selfies com efeito bokeh, além de vários filtros para pós produção das imagens.

 

 

 

Processador, armazenamento e memória

Enquanto a Apple desenvolve o seu processador A12 Bioni pensando no seu software específico (o iOS 12) e administrando os recursos de hardware para tudo funcionar bem com os 4 GB de RAM, a Samsung conta com o Exynos 9820 trabalhando com 8 GB de RAM e com um Google desenvolvendo um software que precisa trabalhar bem com diferentes perfis de hardware.

O iPhone XS conta com 64, 256 e 512 GB de armazenamento, enquanto que o Galaxy S10 oferece 128 e 256 GB de armazenamento (expansíveis via microSD de até 512 GB).

 

 

Bateria

O iPhone XS conta com uma bateria de 2.659 mAh, enquanto que o Galaxy S10 fica com 3.400 mAh. Porém, o software desenvolvido para um hardware específico se mostra de novo o principal diferencial, já que o iOS é tão otimizado, que também entrega pelo menos um dia de uso, mesmo com uma bateria consideravelmente menor.

O Galaxy S10 ainda oferece sistema de recarga reversa, permitindo a recarga da bateria de outro smartphone (iPhone inclusive), fones de ouvido sem fio e smartwatch.

 

 

Preços

São caros. Os dois.

O iPhone XS de 64 GB custa lá fora 1.159 euros, e esse preço aumenta de acordo com a maior capacidade de armazenamento. Já o Galaxy S10 custa 909 euros no modelo com 8 GB + 128 GB. Bem mais barato que o iPhone.

 

 

Conclusão

Os dois smartphones são fantásticos, e eu sou um pobre quebrado e não posso comprar nenhum deles. No final das contas, a escolha depende do sistema operacional que você já usa, ou do ecossistema envolvendo a marca escolhida e sua respectiva integração com os demais dispositivos de sua casa ou escritório.

Se você não tem preferência sobre essa integração de hardware, a melhor opção é o Galaxy S10, que é bem mais barato que um iPhone XS e oferece um conjunto fotográfico melhor que a do modelo da Apple.

E no Brasil, os dois modelos devem contar em comum com um preço proibitivo para a maioria dos usuários. Logo, escolha com moderação.