Aqui, temos um comparativo minimamente razoável.

O Huawei Mate 20 Pro e o Samsung Galaxy Note 9 são dois dos smartphones mais potentes de 2018. Poderíamos incluir o novo iPhone XS Max nessa lista, mas o objetivo desse post é fazer um comparativo entre dois dispositivos Android.

Não resta dúvidas que qualquer usuário ficaria muito feliz com qualquer um desses smartphones. Ambos prometem experiências de uso excelentes. Porém, um deles acaba se sobressaindo.

O Samsung Galaxy Note 9 foi lançado em agosto e, para muitos, decepcionou por ser um ‘mais do mesmo’, com poucas inovações. Muitos esperam da Samsung algo mais inovador nos seus dispositivos, e não um conservadorismo nas atualizações.

Já a Huawei fez barulho com o Huawei Mate 20 Pro. O novo smartphone tem poucos pontos negativos (na verdade, seu único grande ponto negativo é que ele pode demorar uma eternidade para chegar no Brasil), e todas as suas qualidades o posicionam ao lado de qualquer outro top de linha do momento.

Talvez o único motivo que explica hoje que algum usuário vai olhar totalmente para o Samsung Galaxy Note 9 e descartar completamente o Huawei Mate 20 Pro seria mesmo a SPen. Se esse elemento será essencial para o seu trabalho ou para o uso do dia a dia com o smartphon, não pense duas vezes e escolha o Note 9.

Caso contrário, olhe com bons olhos para o Huawei Mate 20 Pro.

É importante deixar bem claro que os dois smartphones contam com telas excepcionais, um conjunto fotográfico incrível (mesmo com o Note 9 contando com um sensor a menos, mas bem sabemos como isso não faz muita diferença quando o software trabalha bem e os sensores de câmera são de boa qualidade), além de recursos adicionais que chamam a atenção.

Por outro lado, o Huawei Mate 20 Pro conta com tudo o que você pode querer em um top de linha (alguns desses itens também estão presentes no Galaxy Note 9) como resistência à água e recarga de bateria sem fios e, como bônus, o leitor biométrico na tela. Algo que a Samsung, de forma resistente, ainda não oferece nos seus smartphones.

Por isso, os critérios aqui precisam ser analisados com cuidado. Quer e precisa da SPen? Vá de Note 9. Caso contrário, o Mate 20 Pro vai fazer você feliz.