A Samsung lançou no Brasil os seus novos smartphones Samsung Galaxy J2 Core e Samsung Galaxy J4 Core, os seus primeiros modelos com Android Go.

O Samsung Galaxy J4 Core apareceu primeiro na internet em novembro, e possui tela TFT de 6 polegadas (HD+, 1480 x 720 pixels, 18:9), recebe o processador Snapdragon 425, trabalhando com 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento (expansíveis via microSD). Sua bateria possui 3.300 mAh.

Já o Samsung Galaxy J2 Core possui tela de 5 polegadas (540 x 960 pixels), processador Exynos 7570 quad-core a 1.4 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento (expansíveis via micorSD). Sua bateria é de 2.600 mAh.

 

 

Os dois dispositivos trazem como principal diferencial contar com o Android Oreo Go Edition, que conta com versões otimizadas de aplicativos (Google Go, YouTube Go, Maps Go, Gmail Go, etc), com uma Play Store orientada para as versões Lite de aplicativos populares (Facebook, Twitter, Uber, etc), com o objetivo de economizar o uso de espaço de armazenamento e um menor consumo de recursos.

Mas diferente de outras propostas com Android Go, essa interface foi customizada pela Samsung, o que pode indicar um certo atraso por parte dos coreanos para a atualização do dispositivo. Lembrando que a Google prepara o Android Pie Go que será ainda mais otimizado para consumir até 500 MB a menos que o seu antecessor.

Mais uma vez vemos os principais fabricantes de tecnologia investindo no Android Go. As customizações da Samsung podem pontualmente indicar atrasos nas atualizações, mas espero que também não signifique um abandono do dispositivo em um futuro a médio prazo.

Lembrando que estes podem ser os últimos modelos da linha Galaxy J. A Samsung deve simplificar de novo o seu portfólio de produtos, onde o Galaxy M seria o novo e único segmento acessível. Por outro lado, a série Galaxy J é muito popular no Brasil, acumulando quase 50% de todas as vendas no nosso mercado.

O Samsung Galaxy J4 Core tem preço sugerido no Brasil de R$ 899. Já o Samsung Galaxy J2 Core tem preço sugerido de R$ 799. Os dois modelos desembarcam no varejo brasileiro ainda nesta semana, e os valores podem variar de acordo com o e-commerce onde você pretende adquirir esse produto.