Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Samsung Galaxy Book3 Pro | Primeira Opinião

Samsung Galaxy Book3 Pro | Primeira Opinião

Compartilhe

Eu ainda sou um feliz proprietário do Galaxy Book2 Pro, pois ele é um ótimo notebook que me custou caro, e preciso fazer com que ele me renda dinheiro por mais alguns anos. Mas… quero dar uma ênfase para o “ainda”, pois a dona Samsung me tentou hoje.

O segundo dos três notebooks que a Samsung apresentou como novidades para o mercado em 2023 é o Samsung Galaxy Book3 Pro, que está disponível em versões com 14 e 16 polegadas de tela. E é muito parecido com o Samsung Galaxy Book3 Ultra, com diferenças pontuais, porém, significativas.

Vamos apresentar os principais detalhes do Samsung Galaxy Book3 Pro e emitir aquela opinião de quem vê de longe essa pequena maravilha tecnológica.

 

Samsung Galaxy Book3 Pro: principais características

A tela das duas versões do Samsung Galaxy Book3 Pro recebem as mesmas características presentes na tela do Samsung Galaxy Book3 Ultra, com a principal diferença no tamanho dessas telas, já que temos versões de 14 e 16 polegadas.

Ou seja, o display é um Dynamic AMOLED 2X com 400 nits de brilho, taxa de atualização adaptativa de até 120 Hz, 120% de volume de cores DCI-P3 e resolução 3K.

O mesmo processador Intel Core de 13ª geração está mantido, mas chegando até o Core i7 como chip mais potente, trabalhando com 32 GB de RAM LPDDR5, gráficos integrados Intel Iris Xe e até 1 TB de armazenamento em SSD PCIe sem opção de expansão.

O modelo com tela de 14 polegadas conta com 1.17 kg de peso, e o modelo com 16 polegadas tem peso de 1.56 kg. Seu teclado também possui retro iluminação, e só a versão com 16 polegadas conta com teclado numérico dedicado.

Na bateria, a versão com 14 polegadas tem 63 Wh, e o modelo com 16 polegadas conta com 76 Wh. Ambos podem contar com recarga USB-C de 65W.

O pacote de conectividade é o mesmo do Samsung Galaxy Book3 Ultra, com a única diferença na porta HDMI na versão 1.4. O WIFi 6E, o Bluetooth 5.1 e todas as portas de conexão são as mesmas do modelo Ultra.

Por fim, uma última diferença na parte de áudio desse modelo, que conta com quatro alto-falantes AKG com Dolby Atmos, sendo dois deles com woofer de 5W e 2 tweeters de 2W. Do mais, o Windows 11 está mantido, assim como os recursos inteligentes que a Samsung inclui nos seus notebooks.

 

Samsung Galaxy Book3 Pro: primeira opinião

O Samsung Galaxy Book3 Pro tende a ser menos caro que os seus irmãos. Lá fora, ele tem preço inicial sugerido de US$ 1.249, e não tem previsão de lançamento ao Brasil.

Olhando para as especificações técnicas dos dois modelos, posso respirar um pouco mais aliviado. O Samsung Galaxy Book3 Pro é sim melhor em vários aspectos, mas perdeu alguns itens importantes em relação ao seu equivalente de 2022, que é o modelo que estou utilizando para produzir este conteúdo.

A Samsung decidiu retirar alguns detalhes do Samsung Galaxy Book3 Pro para marcar melhor a diferença dele com o Samsung Galaxy Book3 Ultra, como por exemplo o chip gráfico dedicado e o segundo slot para armazenamento em SSD.

Logo, ele ainda é um ótimo notebook, mas não é tão bom quanto poderia ser. Perdeu um pouco de versatilidade e até de potencial desempenho para tarefas mais elaboradas.

Por outro lado, é um notebook que entrega uma relação custo-benefício um pouco melhor, o que abre as chances dele chegar ao Brasil por um preço um pouco menos caro que o seu antecessor.

No final das contas, o Samsung Galaxy Book3 Pro é um excelente notebook para quem quer criar o ecossistema com os demais produtos da Samsung, mas não tira o meu sono pela troca de notebook de forma tão urgente.

Mesmo porque o Galaxy Book2 Pro tem que durar comigo uns bons cinco anos (pelo menos).


Compartilhe