Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Samsung Galaxy A53 5G… vale a pena em 2023?

Samsung Galaxy A53 5G… vale a pena em 2023?

Compartilhe

O Samsung Galaxy A53 5G foi um dos smartphones mais populares da Samsung em 2022, e tudo leva a crer que isso vai permanecer em 2023, pelo menos até a chegada do seu sucessor.

O modelo entrega uma excelente relação custo-benefício como telefone de linha média, e chega a ser um concorrente direto de outros modelos da Samsung que entregam um desempenho similar, como o Galaxy S21 FE.

É importante apresentar de forma clara quais são os pontos positivos e negativos do Samsung Galaxy A53 5G, para que o consumidor possa realizar a compra do produto de forma mais consciente.

Por isso, vamos apresentar a partir de agora as principais características do Samsung Galaxy A53 5G, ajudando aos mais indecisos se a compra do modelo em 2023 vale ou não a pena.

 

Processador, RAM e armazenamento

O Samsung Galaxy A53 5G conta com o processador Exynos 1280 da própria Samsung. Um chip sob medida para o seu preço e para o seu segmento de mercado.

Esse processador vai trabalhar com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, oferecendo assim uma boa margem para a execução de vários aplicativos ao mesmo tempo ou em modo multitarefa, o que deve resultar em uma boa experiência de uso para as tarefas mais básicas.

Por outro lado, seu desempenho será justo para o dia a dia, mas não para tarefas muito pesadas. Sua performance vai se aproximar de telefones que recebem os processadores Snapdragon 778G e 750G da Qualcomm, e a maioria dos usuários não vai perceber a diferença no resultado geral entregue pelo hardware.

 

Câmeras

Esse é um dos principais pontos positivos do Samsung Galaxy A53 5G.

O modelo recebe um sistema de câmeras composto por um sensor principal de 64 megapixels com abertura f/1.8, uma lente ultra grande angular de 12 megapixels, uma câmera macro de 5 megapixels e um sensor de profundidade de 5 megapixels.

É claro que os sensores que vão entregar o máximo de desempenho nesse conjunto são os dois primeiros. Ou seja, a câmera principal e a lente grande angular. E as duas devem entregar uma excelente qualidade de imagem nas fotos e vídeos que serão registrados pelo dispositivo.

O único problema que você vai encontrar nos registros fotográficos do Samsung Galaxy A53 5G está no registro de fotos à noite ou com baixa luminosidade, mesmo com a ajuda de recursos de Inteligência Artificial.

Por outro lado, o resultado que o modelo entrega nas fotos e vídeos é bem digno para o preço que você paga por ele, reforçando a ideia de que este é um dos melhores telefones dentro da sua faixa de preços nos aspectos fotográficos.

 

Software e atualizações

Uma das boas notícias envolvendo o Samsung Galaxy A53 5G é a presença da One UI 5, uma das versões mais recentes da capa de personalização da marca sul-coreana.

A One UI deixou para trás o pesadelo que era a interface de usuário da Samsung no passado para entregar uma das melhores experiências Android do mercado. É uma interface bonita, com bons ícones, simples de usar e totalmente centrada na usabilidade.

Aliás, a personalização do Android é um dos pontos fortes da Samsung como um todo, com widgets funcionais, animações nas telas de bloqueio e outros aspectos pensados na melhor experiência de uso diário.

Mas o principal argumento a favor do software da Samsung é a política da empresa para as atualizações desse smartphone.

O Samsung Galaxy A53 5G foi lançado em 2022, e isso faz com que o produto faça parte do compromisso da Samsung em oferecer o suporte para atualizações e correções de segurança por até quatro anos.

Ou seja, esse modelo será atualizado até 2025, sendo elegível para receber o sistema operacional Android 15. Além disso, a Samsung envia correções de segurança a cada dois ou três meses, garantindo a integridade do dispositivo e dos dados do usuário armazenados em sua memória de forma competente e racional.

 

Conclusão

O Samsung Galaxy A53 5G tem preço sugerido no Brasil de R$ 2.299 no site oficial da Samsung. Porém, o telefone pode ser encontrado com facilidade por menos de R$ 1.900 nas principais lojas de varejo eletrônico.

Por esse preço, o modelo é muito competitivo e válido para quem se interessa em ter um bom smartphone de linha média para 2023. Você só vai encontrar uma opção melhor se recorrer ao mercado de importação, e a maioria dos usuários ainda deseja a garantia de fábrica nos modelos de linha média.

Considerando todas as suas especificações e o preço sugerido, é fácil entender por que o Samsung Galaxy A53 5G é um dos telefones intermediários mais procurados pelos brasileiros. Por outro lado, sempre fique de olho no Galaxy S21 FE, que pode ser ainda mais interessante se for encontrado por um preço similar.

O Samsung Galaxy A53 5G entrega o que promete e vale o quanto custa. Considere a sua compra em 2023 se o modelo cabe no seu orçamento.


Compartilhe