TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Samsung Galaxy A14 4G, porque nem todo mundo tem 5G (ainda) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Samsung Galaxy A14 4G, porque nem todo mundo tem 5G (ainda)

Samsung Galaxy A14 4G, porque nem todo mundo tem 5G (ainda)

Compartilhe

Está ficando cada vez mais claro que não é só no Brasil que as redes 5G ainda não se popularizaram. Lá fora, a tecnologia de nova geração não está totalmente disseminada ou não é dominante, pois isso justifica o lançamento de telefones compatíveis com as redes 4G.

O Samsung Galaxy A14 4G nada mais é do que o mesmo modelo apresentado em janeiro de 2023, mas compatível com as redes 5G. Alguns detalhes foram modificados, mas em linhas gerais estamos falando do mesmo telefone.

Então, vamos justificar o tempo que vou perder ao produzir esse conteúdo, e explicar por que o Samsung Galaxy A14 4G merece existir em nosso tempo presente.

 

Nem todo país é rico “que nem o Brasil” #ironia

O Brasil é um dos países que recebeu de alguma forma a tecnologia de internet móvel 5G, mas fez isso em partes. O novo padrão de conectividade está disponível de forma residual, em uma porcentagem de cidades que é baixa nesse momento, e sem entregar todo o seu real potencial.

Na prática, o Brasil está engatinhando no 5G. É como se ele ainda não existisse. É uma lenda que só é real para quem mora em algumas regiões dos grandes centros, como é o meu caso: aqui em Florianópolis (SC), a nova tecnologia de rede está funcionando na região onde eu moro (bairro Centro) e em alguns pontos mais estratégicos da ilha (como por exemplo Jurerê Internacional), mas a grande maioria dos moradores da ilha de 52 km de extensão não contam com essa conectividade de rede.

O mesmo está acontecendo em várias outras regiões do planeta. Se nem todo o continente europeu recebeu o 5G, pense no continente africano e nos seus países mais pobres. Logo, telefones com a conectividade 4G serão uma realidade durante um bom tempo, assim como aconteceu com os smartphones e celulares com redes 3G durante a expansão das redes 4G.

Eu até entendo que o mundo da tecnologia precisa avançar em diferentes aspectos, mas não podemos negar o óbvio: o 5G existe na teoria, mas é inexistente na prática. E não é todo mundo que precisa de um telefone com essa tecnologia nesse momento.

Por fim, tem o fator econômico. Há quem diga que os fabricantes estão aplicando um verdadeiro placebo para os usuários, mas até que nos provem o contrário, smartphones com 4G são mais baratos do que os telefones com 5G, até mesmo pelos custos de produção de dispositivos com essa tecnologia.

Logo, se você espera ou deseja uma expansão rápida do 5G, tenha um pouco mais de paciência, pois essa não é uma tarefa fácil no Brasil e no exterior. É só olhar para o que produtores de conteúdo em outros países falam sobre a experiência de uso com as novas redes, e rapidamente vai concluir que o nosso país engatinha tanto quanto os outros neste aspecto.

 

O que o Samsung Galaxy A14 4G tem de especial?

Se é que dá para chamar de “especial”, o Samsung Galaxy A14 4G é sim mais modesto que o seu equivalente compatível com as redes 5G. E até mesmo algumas lacunas na descrição de suas especificações técnicas deixam isso implícito.

A Samsung não quis revelar qual é o processador do Samsung Galaxy A14 4G. Talvez o medo de ser massacrada pelos produtores de conteúdo mais críticos motivou o fabricante a tomar essa decisão, mas alguns vazamentos apontam para o MediaTek Helio G80 como chip trabalhando com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Se isso se confirmar, a Samsung teve reais motivos para não revelar o processador, já que o cliente vai comprar um telefone com um chip com alguns anos de vida, o que é péssimo para quem pensa nas atualizações de software a longo prazo.

Outro ponto a ser observado é a tela desse telefone, que tem 6.6 polegadas em resolução FullHD+ e taxa de atualização de 60 Hz. Esse detalhe determina de forma taxativa que esse é sim um telefone de entrada, já que o ideal para uma maior fluidez seria contar com 90 Hz para uma fluidez plena.

Se bem que o caríssimo iPhone 14 tem os mesmos 60 Hz de taxa de atualização, e eu vou sempre lembrar que a Apple errou rude nessa decisão.

Nas câmeras, é aquela receita de bolo que todos os fabricantes decidiram entregar para o mercado, com um sensor principal de 50 MP com abertura f/1.8, acompanhado de uma lente grande angular de 5 MP e um sensor macro de 2 MP. Na câmera frontal, encontramos uma câmera de 13 MP.

É sempre importante lembrar que o processador Helio G80 que aparentemente a Samsung tentou esconder de você ao detalhar as características do Galaxy A14 4G vai influenciar na qualidade final das fotos registradas. Considere esse aspecto também antes de escolher entre esse modelo e o seu equivalente com 5G.

Por fim, o Samsung Galaxy A14 4G chama a atenção pela sua autonomia de uso, com a sua bateria de 5.000 mAh prometendo muito tempo longe da tomada. Porém, se prepare para esperar ele recarregar por mais algum bom tempo, já que o seu carregador tem velocidade de apenas 15W.

De novo: telefone de entrada, e você não pode querer tudo na vida.

 

Conclusão

Eu ainda pretendo fazer um comparativo do Samsung Galaxy A14 4G com o Samsung Galaxy A14 5G, para ilustrar melhor as diferenças entre os dois modelos. Dessa forma, acredito que vou ajudar os mais indecisos sobre qual dos dois merece mais o seu investimento.

Enquanto a Samsung Brasil não revelar o preço sugerido por ele em nosso mercado, fica difícil dizer se o Samsung Galaxy A14 4G compensa ou não. Para quem procura o básico, ele tende a ser mais bem intencionado que outros modelos que chegaram ao mercado recentemente, principalmente em comparação com alguns telefones com Android Go.

Se a Samsung trabalhar bem no número de atualizações do Android (e seu histórico recente indica que sim), quem sabe ele pode ser uma alternativa para aqueles que precisam de um telefone mais modesto como segunda alternativa para deixar o smartphone principal em casa.

Vou ficar de olho nesses detalhes, e o que eu descobrir de novidades será compartilhado aqui para você… de graça!


Compartilhe