Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Samsung Galaxy A05s vs Motorola Moto G04s

Samsung Galaxy A05s vs Motorola Moto G04s

Compartilhe

De novo: é difícil entender a bagunça que Motorola e Samsung fizeram nos seus smartphones de entrada.

Já fiz o comparativo envolvendo o Galaxy A05 e o Moto G04, e concluí que os dois modelos são considerados uma extraordinária perda de tempo e de dinheiro por menos de R$ 700.

O problema é que a dupla lançou logo depois as versões “discretamente atualizadas” dos dois modelos. O Galaxy A05s e o Moto G04s são “mais aceitáveis”, mas aproximadamente R$ 200 mais caros que os modelos básicos.

Qual dos dois vale mais a pena para você?

Vamos tentar descobrir a partir de agora.

 

Design e tela

Mais uma vez, a Samsung leva vantagem nos dois aspectos.

O Galaxy A05s conta com uma tela maior (6.7 polegadas), com maior resolução (FullHD+) e melhor qualidade (PLS LCD) que o modelo da Motorola.

Tá, o caso da tela PLS, essa diferença é discreta. Mas na resolução de tela, é indiscutível que o FullHD+ entrega uma maior qualidade em relação ao HD+ do Moto G04s.

Nem mesmo o fato da tela do modelo da Motorola ser menor (6.56 polegadas) entrega uma maior densidade de pixels por polegada.

Os dois modelos contam com linhas e acabamento similares, adotando os mesmos materiais. A grande diferença é que o Galaxy A05s herda a identidade estética dos telefones top de linha da marca, o que pode ser um diferencial para alguns usuários.

 

Processador, memória e sistema operacional

Mais pontos positivos para a Samsung neste segmento.

O Galaxy A05s conta com um processador melhor (Snapdragon 680), maior capacidade de RAM (6 GB) e sistema operacional que será atualizado por mais tempo.

Tá, não quero aqui dizer que esse chip da Qualcomm de entrada é absurdamente superior em relação ao Unisoc T606 presente no Moto G04s. Porém, é fato que o Galaxy A05s é mais promissor neste aspecto.

E contar com 6 GB de RAM é um diferencial relevante quando comparado com o seu concorrente direto neste comparativo, mesmo que não seja o mundo ideal.

E a Motorola vai te abandonar com apenas uma grande atualização do Android. A Samsung tende a valorizar um pouco mais o seu dinheiro com um número maior de updates. Sem falar no suporte mensal para cobertura de brechas de segurança.

 

Câmeras

Outro aspecto onde o Galaxy A05s supera o seu rival da Motorola.

O telefone da Samsung recebe três sensores fotográficos (50 MP + 2 MP + 2 MP), e por mais que eu afirme que essas lentes complementares não servem para nada, ao menos elas existem.

O sensor principal traseiro dos dois modelos é teoricamente idêntico (50 MP, f/1.8), e o que pode marcar a diferença na qualidade das fotos é a forma em como o software vai trabalhar com o processador na hora do pós-processamento de imagem.

E aqui, eu confio mais neste SoC da Qualcomm do que no já bem débil chip da Unisoc.

Além disso, a câmera traseira do Galaxy A05s pode gravar vídeos em 60 fps e em Slow Motion a 120 fps, sendo bem mais versátil que o único sensor traseiro do telefone da Motorola.

Para completar, o Galaxy A05s também vence na câmera frontal, com um sensor de 13 MP (f/2.2), contra apenas 5 MP (f/2.2) da câmera frontal do Moto G04s.

 

Bateria

Tudo igual neste aspecto.

Os dois modelos recebem uma bateria de 5.000 mAh, onde as principais diferenças na autonomia podem estar na potência do processador, na interface Android mais limpa e no tamanho de tela de cada telefone.

Considerando esses fatores, o Moto G04s possui uma vantagem teórica em relação ao seu concorrente da Motorola.

 

Qual você deve comprar?

Considerando exclusivamente os dois modelos e o preço que você pode encontrar por cada produto no mercado, entendo que vale a pena investir um pouco a mais no Galaxy A05s.

Ele é um smartphone bem mais completo que o Moto G04s, e em pontos que considero relevantes (câmeras, RAM, tela etc). É uma garantia de uma melhor experiência de uso, já considerando as suas limitações técnicas.

De qualquer forma, vou deixar minhas recomendações para quem ainda está indeciso entre um e outro telefone.

 

Compre o Samsung Galaxy A05s se:

  • Você quer o modelo mais robusto entre os dois na RAM e armazenamento.
  • Você pode pagar a mais para ter um telefone mais completo nos aspectos de fotografia e tela.
  • Você valoriza o seu investimento e deseja receber mais de um ano de atualizações do sistema operacional.

 

Compre o Motorola Moto G04s se:

  • Você quer levar no bolso um telefone mais compacto e leve.
  • Você deseja uma autonomia de bateria um pouco maior de forma imediata (e, ainda assim, os resultados podem variar de acordo com o perfil do usuário).
  • Você é adepto da experiência de uso da Motorola, mesmo que isso signifique receber apenas uma grande atualização do Android.

Para todos os casos: se puder investir um pouco a mais, dá para comprar um intermediário de entrada com 5G no Brasil. É só olhar um pouco para os lados.


Compartilhe