Compartilhe

O Samsung Galaxy A71 5G já está no mercado a algum tempo, mas a Samsung decidiu atualizá-lo ao anunciar o Samsung Galaxy A Quantumm, que tem como principal particularidade contar com um chip quântico.

Esse chip é um QNRG (Quantum Number Random Generador), que tem como principal função gerar números de forma aleatória, cujos padrões não podem ser previstos de forma alguma. Tá, eu sei… está um pouco confuso, mas logo de cara afirmo que esta tecnologia serve para melhorar a segurança do dispositivo e dos dados nele armazenados.

Nesse post, vamos explicar melhor qual é a finalidade desse chip quântico e dos seus principais benefícios.

 

 

 

Uma medida adicional na parte de segurança

 

 

O Samsung Galaxy A Quantumm é o primeiro smartphone que chega ao mercado com o QRNG SKT IDQ S2Q000, um chip desenvolvido pela ID Quantique com dimensões de 2.5 x 2.5 mm. Esse chip gera a entropia (quantidade de informação média dos símbolos utilizados pelo próprio chip) a partir do primeiro bit. Ele funciona se apoiando no ruído obtido a partir de um diminuto LED localizado em um sensor CMOS de imagem.

Em resumo: o chip oferece uma capa adicional de segurança nos dados através da geração de números que não podem ser previstos por qualquer tipo de sistema ou inteligência artificial, e tudo isso por geração quântica. A capa de segurança adicional é aplicada em apps relacionados com a identificação biométrica, identificação online, serviços de pagamento, blockchains e outros.

 

 

O novo chip pode gerar senhas e códigos que são impossíveis de serem previstos, e essa é uma importante medida extra de segurança. Quando você vai realizar uma autenticação em algum serviço, entra em ação um processo de dupla segurança: um primeiro login com a sua senha, e um segundo passo, onde o chip agrega uma senha única gerada em cada início de sessão.

O novo chip tem implicações diretas no Initial, um serviço de certificação eletrônica móvel blockchain. Quando um usuário armazena vários certificados pessoais, ele é capaz de gerar e armazenar informações de forma segura. Ou melhor, com uma segurança muito maior do que é feito nesse momento.

 

 

 

Samsung Galaxy A Quantumm: principais características

 

 

Sobre o smartphone Samsung Galaxy A Quantumm em si, ele conta com dimensões de 162,5 x 75,5 x 8,1 mm e peso de 185 gramas. Sua tela conta com 6.7 polegadas (FullHD+), e o conjunto é alimentado por um processador Exynos 980 da própria Samsung.

Nas câmeras encontramos um conjunto traseiro composto por um sensor principal de 64 MP (f/1.8), uma lente ultra grande angular de 12 MP (f/2.2, 123 graus), uma lente telefoto de 5 MP (macro, f/2.4) e o sensor de profundidade de 5 MP (f/2.2). Já a câmera frontal conta com 32 MP (f/2.2).

O Samsung Galaxy A Quantumm está disponível em versão única com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento (expansíveis via microSD). Sua bateria conta com 4.500 mAh e o leitor de digitais está na tela. A compatibilidade com o Samsung Pay e o conector para fones de ouvido de 3.5 mm estão confirmados no modelo.

O Samsung Galaxy A Quantumm será lançado exclusivamente na Coreia do Sul no dia 22 de maio, e tem preço sugerido (e já convertido) de 489 euros. Não há previsão de lançamento para outros mercados internacionais.

 

 

Via SKTelecom


Compartilhe