A Samsung está planejando expandir a funcionalidade da Galaxy AI para seus dispositivos de linha média, representados neste momento pelos telefones da série Galaxy A 5G.
Os primeiros modelos a receber essa tecnologia serão os Galaxy A35 e Galaxy A55, lançados em 2024, agregando um elevado valor aos telefones, além de aumentar a competitividade dos modelos em relação aos concorrentes de outras marcas.
Se os telefones da série Galaxy A receberem a Galaxy AI, a distância entre esses telefones e os dispositivos top de linha da Samsung nos recursos será um pouco menor. Logo, vale a pena entender melhor o que a fabricante sul-coreana tem em mente com essa novidade.
Galaxy AI na One UI 6.1.1
A chegada da Galaxy AI para os modelos Galaxy A35 e Galaxy A55 ocorrerá através da atualização de software One UI 6.1.1.
A expectativa é que essa atualização seja disponibilizada em breve, possivelmente ainda neste mês ou no próximo. Mas ainda não há datas fechadas para a liberação dessa versão nos dispositivos compatíveis.
Nem todas as funcionalidades da Galaxy AI estarão disponíveis para os modelos de linha média da Samsung, e isso era mais do que esperado.
Algumas ferramentas que exigem maior poder de processamento podem ficar restritas aos dispositivos top de linha.
Afinal de contas, tudo o que a Samsung menos quer é ver os telefones da série Galaxy S24 canibalizados pela linha Galaxy A.
Exclusividade dos modelos de 2024
A Samsung pretende limitar a atualização da Galaxy AI apenas aos modelos lançados em 2024, mesmo que dispositivos anteriores, como o Galaxy A54, possuam hardware semelhante.
Essa informação pode ser um pouco frustrante para os proprietários da geração anterior dos smartphones de linha média da Samsung, mas existe uma explicação para isso acontecer.
Todos esses movimentos mostram que a Samsung possui uma estratégia focada em turbinar os lançamentos do ano com a Inteligência Artificial, justamente para turbinar as vendas desses modelos.
Essa é a maneira que a Samsung encontrou para valorizar os seus lançamentos, estabelecendo uma distância tangível entre os modelos desse ano e dos anos anteriores.
No evento Unpacked 2024, a Samsung reafirmou seu compromisso em trazer a Galaxy AI para mais de 200 milhões de dispositivos Galaxy, incluindo smartphones, tablets e wearables.
Parte desse portfólio está na Série A de 2024, onde a Samsung reforça a aposta na integração da IA nos seus produtos.
Para quem não pode pagar os preços que a Samsung está cobrando pelos telefones da série Galaxy S24, o Galaxy S23 FE é o dispositivo mais acessível com suporte à Galaxy AI.
E, mesmo assim, ele ainda carece de algumas funcionalidades avançadas, como o Instant Slow-Mo, que está presente na série Galaxy S24.
Outra opção para aqueles que podem pagar um pouco a mais e querem garantir uma experiência mais completa com a Galaxy AI, a minha recomendação é o Galaxy S23.
O modelo é a melhor relação custo-benefício que o seu dinheiro pode comprar, apesar de ser um smartphone top de linha do ano passado.
Mas é um top de linha muito competente, com Snpdragon 8 Gen 2 e Galaxy AI… custando BEM MENOS que o Galaxy S24.
Não dá para querer mais do que isso.
Via 9to5Google e SamMobile