TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Samsung, e o continuísmo no Galaxy S23 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Samsung, e o continuísmo no Galaxy S23

Samsung, e o continuísmo no Galaxy S23

Compartilhe

Aconteceu exatamente aquilo que muitos desconfiavam e especulavam: toda a nova série de smartphones Galaxy S23 da Samsung veio mais ou menos com a mesma cara da geração anterior.

E eu não estou dizendo que os smartphones são uma porcaria, ou que são horríveis. Pelo contrário: são telefones atraentes na estética, com um design elegante e que até eu, que sou mais crítico aos produtos, me interesso em ter um desses telefones no futuro, por conta do salto de duas gerações que vou passar.

Porém, mesmo compreendendo o salto de geração do Galaxy S original (que completa em março 13 anos de vida) para o Galaxy S23, eu vejo que essa linha não tem mais por onde evoluir.

 

Acabou a marcha de evolução da linha Galaxy S

Eu não tive o Galaxy S original, mas fui um feliz usuário do Galaxy SII, e pude constatar o quão melhor era esse modelo. O mesmo aconteceu com o Galaxy S3 e o Galaxy S4, que avançaram em aspectos importantes.

Depois disso, a Samsung só foi revolucionar a linha de verdade no Galaxy S6, o primeiro a contar com metal na sua construção e um processador potente de verdade. Ou seja, os sul-coreanos apresentaram um telefone premium de verdade.

A filosofia do Galaxy S6 permaneceu viva nos telefones top de linha da Samsung até o Galaxy S10, e isso prevaleceu até o Galaxy S22, que substituiu de vez a linha Note. E depois disso, encontramos a estagnação que testemunhamos hoje.

Na prática, todos os novos telefones da linha Galaxy S23 da Samsung apostam em três grandes bases que justificam (em partes) as suas respectivas existências:

  • O processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 em todos os modelos, aposentando de vez os chips Samsung Exynos.
  • O mesmo design de módulo traseiro de câmera em todos os modelos, independentemente do tamanho do sensor principal.
  • A câmera principal de 200 megapixels para o Galaxy S23 Ultra, o principal diferencial deste modelo em relação aos demais.

Do mais, o Galaxy S22 e o Galaxy S23 são muito parecidos, para não dizer idênticos. E isso é um enorme problema para a Samsung.

 

Quem deve investir dinheiro nos novos Galaxy S23?

Sendo bem sincero (e essa parte deste conteúdo eu estou produzindo inclusive para mim mesmo, pois considero a troca de smartphone em 2023), os novos Galaxy S23 não são recomendados para aqueles que contam com um modelo das séries Galaxy S22 e Galaxy S21.

Mesmo com a notória evolução de CPU, GPU e sensores de câmera, os modelos lançados pela Samsung em 2021 e 2022 ainda são excelentes smartphones. E a melhor parte: os modelos ainda vão receber algumas atualizações do Android, o que significa que são telefones que permanecerão atualizados por um bom tempo.

A grande maioria dos usuários podem permanecer por pelo menos mais dois anos com um dos telefones das séries Galaxy S22 e Galaxy S21 funcionando sem maiores problemas.

A não ser que você encontre real utilidade para a nova câmera de 200 megapixels e depende muito de todo o potencial do novo processador Snapdragon 8 Gen 2. Aí não tem jeito: só colocando a mão no bolso para pegar o Galaxy S23.

Se você tem do Galaxy S20 para trás, chegou a hora de trocar de smartphone. É claro que a decisão passa pela sua capacidade econômica, mas esse salto faz mais sentido em todos os aspectos, considerando as especificações técnicas dos novos telefones.

Colocar os processadores Snapdragon 8 Gen 2 em todos os modelos do Galaxy S23 é um acerto por parte da Samsung, deixando que o consumidor opte se vale mais a pena ter uma experiência premium com o Galaxy S23 Ultra, ou se pode economizar algum dinheiro contando com um bom telefone top de linha nos demais modelos.

Por outro lado, o conservadorismo e o continuísmo que a Samsung decidiu copiar da Apple são fatores que podem irritar a muitos usuários que podem simplesmente descartar a compra desses telefones recém lançados.

Exatamente da mesma forma que muitos fãs da Apple fizeram com o iPhone 14.

Até nisso a Samsung quis copiar a Apple na cara dura. De forma até bizarra dessa vez.


Compartilhe