Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Samsung é líder nos smartphones porque inova

Samsung é líder nos smartphones porque inova

Compartilhe

A Samsung segue na liderança de um mercado de smartphones que, neste momento, se sustenta pela inovação de produtos e melhorias nas condições de negócios.

Traduzindo: a Samsung vai seguir apostando pesado nos smartphones top de linha e/ou premium, principalmente nos telefones dobráveis, que foram aceitos pelo usuário ao redor do mundo.

Exceto quando você recebe esse smartphone dobrável nos Jogos Olímpicos e começa a vender o telefone no eBay.

De qualquer forma, é uma liderança em um trimestre com 12% de aumento de vendas. E isso pode significar algo para o futuro do setor.

 

O desempenho do Top 5

A Samsung enviou 53,5 milhões de unidades de smartphones, e isso foi o suficiente para manter a marca na liderança global do setor.

Lembrando que envio de dispositivos é diferente de telefones vendidos para o consumidor final. De qualquer forma, para os fabricantes, os envios são automaticamente convertidos em vendas.

Os smartphones top de linha e os modelos da série Galaxy A 5G são os principais responsáveis pela liderança da Samsung durante o segundo trimestre de 2024.

Como estamos falando de inovação, é esperado que a Samsung continue a investir recursos no ecossistema Galaxy e nos recursos exclusivos da Galaxy AI.

A Apple está em segundo, com 45,6 milhões de unidades, pois se beneficiou de um forte desempenho na América do Norte e em mercados emergentes na região da APAC.

Dessa forma, a dona do iPhone deixou a Xiaomi na terceira posição do ranking, com 42,3 milhões de unidades. E aqui, devemos considerar também as vendas dos telefones da Redmi e da Poco.

O Top 5 é completado por vivo e TRANSSION, que apostam nos mercados emergentes (incluindo o Brasil). Já Samsung e Apple sustentam seus ganhos nos mercados mais maduros, ou com maior poder aquisitivo.

 

O desafio do setor e expectativas do futuro

É difícil para qualquer fabricante de smartphones se manter competitivo neste momento, já que os custos aumentaram em escala.

Ao mesmo tempo, os usuários estão mais exigentes e experientes, e procuram por telefones que entregam especificações técnicas mais avançadas.

E melhores especificações custam dinheiro para as marcas.

As marcas emergentes são aquelas quem mais são desafiadas neste cenário, pois vão precisar otimizar suas estratégias nos mercados regionais, principalmente no controle de estoque dos seus produtos.

Poucas unidades no mercado representam aumentos de preços que, por sua vez, podem afastar o consumidor desses produtos.

E é bom os fabricantes não ficarem muito animados com os 12% de aumento nas vendas de smartphones no segundo trimestre de 2024.

A tendência é que o crescimento no setor será de apenas um dígito em 2024, mesmo com a recuperação da economia em vários mercados.

É difícil dizer como será o comportamento do consumidor durante os períodos promocionais de final de ano, e a manutenção dos estoques por parte dos fabricantes terá papel crucial nessa dinâmica econômica.

De qualquer forma, os fabricantes devem se concentrar na inovação nos smartphones para atrair os consumidores.

Por isso, a tendência é que soluções com design diferenciado e maior influência da Inteligência Artificial se tornarão ainda mais presentes nos dispositivos.

O grande problema aqui é que podemos ter smartphones ainda mais caros, pois os dois aspectos podem ser utilizados como moeda de troca par ajustar os preços para cima.

Até porque as marcas estão normalizando o uso da IA por parte dos usuários, assim como já fez com os telefones dobráveis.

E se todo mundo quer usar esses recursos, todos terão que pagar mais caro por isso.

Lei de oferta e procura.

Simples assim.

 

Via Canalys


Compartilhe