A Samsung (felizmente) repensou a interface de usuário dos seus smartphones Android, se distanciando da porcaria da TouchWiz e apostando na One UI, com a promessa de entregar uma experiência completamente nova e pensada nos novos dispositivos.

Por anos a TouchWiz atormentou as nossas vidas, e como o botão frontal foi eliminado com a evolução das dimensões da tela (com o leitor de digitais indo para a parte traseira a partir do Galaxy S8), era mais que necessária uma nova proposta de interface de usuário que aproveitasse o novo design.

O TouchWiz comprometeu parte de um sucesso dos smartphones da Samsung que poderia ser ainda maior. A cada atualização (e inclusão de novos recursos), essa interface ficava cada vez pior ou mais pesada.

 

 

O início do fim da TouchWiz foi com o Galaxy S5, onde a Samsung começou a retirar aos poucos as porcarias que ela mesma incluiu no seu software. A limpeza completa veio com a interface Samsung Experience 8.0, apresentada com o Android 7 Nougat.

E essa evolução não parou mais, muito em função das telas maiores e mais compridas, buscando inclusive facilitar o uso com essas telas. Diante de tal cenário, a Samsung optou por criar uma nova interface, a One UI, que começa a chegar ao mercado agora, com a atualização para o Android 9 Pie.

 

 

A One UI será capaz entregar uma experiência de uso mais flexível, se adaptando aos padrões do usuário e antecipando à próxima ação. O foco da interface é a produtividade, reduzindo a mesma ao que é considerado essencial.

As bases da nova interface está na interação acessível com a parte inferior da tela, com a parte superior reservada para exibir a informação, além da simplificação visual com menos informações, que sequer são relevantes para o que você está fazendo naquele momento.

O futuro Galaxy S10 será o primeiro modelo que contará com essa nova interface no ato do seu lançamento.

Para quem gosta da história da tecnologia, um infográfico no final desse post pode mostrar a evolução da Samsung com a sua interface Galaxy UX, desde a primeira versão oferecida com o Galaxy S até a One UI.