C-lab

O C-Lab (Creative Lab Projects da Samsung é uma divisão experimental, que desenvolve produtos que exploram múltiplas possibilidades, sem a pressão de chegar ao consumidor final.

O C-Lab apresentou três projetos que estarão na CES 2018, que atacam áreas completamente diferentes, inclusive ajudando em problemas que nós desconhecemos.

 

S-Ray

 

É um alto-falante com três formatos diferentes, voltado para as pessoas que não gostam de usar fones de ouvido. A ideia aqui é oferecer uma solução de áudio privado e direcional, portátil e com um som dirigido exclusivamente para o usuário, sem incomodar as demais pessoas ao seu redor.

Outra vantagem do produto é que duas ou mais unidades do S-Ray podem conviver no mesmo espaço, sem afetar a experiência de uso.

 

 

 

GoBreath

 

 

É um dispositivo orientado à saúde, com o objetivo de recuperar as pessoas que sofrem de danos pulmonares ou complicações de anestesia. Esse dispositivo de respiração se conecta via Bluetooth ao smartphone, usando um aplicativo específico para smartphones.

O aplicativo oferece rotinas, exercícios, lembretes e conselhos sobre respiração profunda. Além disso, ele salva o progresso para enviar os dados para um médico, que ajuda no tratamento do paciente.

 

 

 

Relúmĭno

 

 

Esses óculos baseados no Gear VR são adaptados para as pessoas que sofrem de algum padecimento visual. Os óculos se conectam a um smartphone, que configura o dispositivo para diversas enfermidades de forma automática, com a ajuda de uma câmera integrada.

O dispositivo pode inverter ou filtrar cores, eliminar pontos cegos e aumentar a claridade, entre outros recursos. O objetivo é que esses óculos sejam utilizados de forma habitual pelas pessoas com algum tipo de problemas que, muitas vezes, são irreversíveis.

 

 

 

Vale lembrar que esses projetos são experimentais, e que não tem como principal objetivo chegar ao mercado, mas sim oferecer uma visão mais ampla do que a Samsung pode fazer com sua experiência e desenvolvimentos anteriores. Nada impede que tais dispositivos recebam uma versão comercial, sempre e quando eles forem bem recebidos pelos consumidores.