Os formatos de armazenamento evoluíram para que mais e mais arquivos possam ser armazenados em um espaço menor. Se recentemente vimos um protótipo de pendrive com 4 TB de armazenamento, agora é a Samsung que anuncia a sua unidade de memória de 1 terabyte para smartphones.

Com o Galaxy Note 9, a Samsung bateu no peito afirmando que tinha um dispositivo com memória interna de 1 TB, mas foi a combinação da capacidade máxima de armazenamento interno (512 GB) com um cartão microSD, nesse caso, também 512 GB. Dessa vez, teremos no futuro um dispositivo com 1 TB de armazenamento nativo, sem recorrer ao armazenamento externo.

 

 

1 TB de armazenamento interno para um smartphone em 2019

A Samsung está preparando a sua nova unidade de memória eUFS de 1 terabyte. Conseguiu isso combinando 16 camadas de memória flash V-NAND de 512 gigabits, compostos por sua vez por 64 camadas no total.

Sim, ainda que com base em UFS 2.1 no lugar de 3.0, é um primeiro passo que mostra claramente que é possível armazenar, pelo menos, duas vezes o volume que a unidade de 512GB apresentada em 2017 era capaz. A Samsung explica que atinge o dobro da velocidade de leitura de um SSD SATA, ou que permite (em teoria) a leitura de um vídeo Full HD de 5 GB em cinco segundos, sendo estes os dados nas velocidades de acordo com a empresa:

Velocidade de leitura sequencial: 1000 MB/s.
Velocidade de gravação sequencial: 260 MB/s.
Velocidade de leitura aleatória: 58.000 IOPS.
Velocidade de gravação aleatória: 50.000 IOPS.

Claro, o que a Samsung não especifica é se vamos ver tal memória de armazenamento nos próximos smartphones top de linha da empresa que serão anunciados no dia 20 de fevereiro. Uma vez que a empresa informa que a fabricação em escala acontecerá durante o primeiro semestre de 2019 (sem especificar datas), talvez em fevereiro seja muito cedo para ver esse 1 TB no Galaxy S10, que pode receber a unidade mais tarde. Ou a primeira leva do dispositivo chega com 1 TB com o “truque” de 2017, para em um momento posterior receber o novo módulo de armazenamento

Vamos ficar atentos sobre esse tema.

 

Via Samsung