Olá, Skynet… tudo bem com você?

Alguém aí se lembra da trama apresentada pelo filme O Exterminador do Futuro: Gênesis? Sim, eu sei… é um filme bem problemático. Mas é nesse filme que entendemos finalmente que a Skynet era a responsável pelo caos completo, e que iria acabar com tudo.

Pois bem, nesse caso, a Skynet é o Facebook, e a notícia desse post pode eventualmente fazer com que a ficção se transforme em uma realidade (dolorosa, se tudo der errado).

Por meses estão especulando sobre as atividades realizadas pela misteriosa divisão robótica do Facebook. Mas agora, o seu blog oficial confirma todos os detalhes sobre o que a empresa realmente está trabalhando: inteligência artificial e… robôs aranha!

O projeto mais parece um plot de ficção científica, mas na realidade são avanços e desenvolvimentos que outras empresas já estão desenvolvendo em seus próprios projetos dentro desse segmento. No artigo, o Facebook detalha as atividades laborais do seu Laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial (ou FAIR, na sua sigla em inglês), condensando os seus avanços na publicação de três artigos de pesquisa.

 

 

Um robô que teve vontade de aprender mais rápido

 

 

O primeiro artigo detalha como a empresa conseguiu fazer com que um robô aranha aprendesse sozinho a realizar tarefas repetitivas através de uma dinâmica de tentativa e erro. Algo bem comum dentro do setor da robótica, especialmente com uma proposta de desenvolvimento de inteligência artificial.

O segundo artigo mostra um ensaio em sobre como o desenvolvimento de uma “curiosidade” artificial pode ajudar os robôs a aprender mais rápido e executar melhores tarefas em um tempo menor. Algo importante para estabelecer uma curva de aprendizado menor, preparando a IA para “querer aprender mais rápido”.

Por fim, o terceiro documento é focado no uso do sentido do tato artificial para que os robôs possam realizar tarefas comuns com maior precisão e delicadeza.

Não dá para saber como o Facebook pensa em implementar isso em suas redes sociais ou em outros setores da sociedade. Mas ao menos tudo parece ser divertido… e assustador! Quem sabe teremos mais surpresas pelo caminho com o passar do tempo. Surpresas que deixariam Stephen Hawking com medo.

 

 

Via Facebook