Conheça o Rich Business Messaging, o concorrente do WhatsApp do Google | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Conheça o Rich Business Messaging, o concorrente do WhatsApp do Google | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Conheça o Rich Business Messaging, o concorrente do WhatsApp do Google

Conheça o Rich Business Messaging, o concorrente do WhatsApp do Google

Compartilhe

Pode ter passado batido por muitos, mas não por nós. Tá, atrasamos um pouco para falar sobre isso, mas ao menos agora podemos dar uma opinião mais consolidada sobre isso, uma vez que agora conhecemos melhor essa novidade.

Fato é que, na semana passada, aconteceu o lançamento comercial do Rich Business Messaging (RBM), um novo serviço de mensagens instantâneas voltado para as empresas e negócios de diferentes tamanhos e segmentos.

O RBM (podemos chamá-lo assim, certo?) é fruto da parceria do Google com as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil (Claro, Oi, TIM e Vivo), e também conta com a participação de alguns dos principais fabricantes de tecnologia (Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo). O objetivo desse novo serviço é concorrer de forma direta com a plataforma líder do seu segmento, o WhatsApp.

 

 

 

Como o RBM nasceu?

 

 

O Rich Business Messaging (RBM) começou a ser concebido em 2017, quando o Google e as operadoras e fabricantes envolvidos no projeto anunciaram o lançamento do Rich Communication Service (RCS) para substituir o SMS tradicional, como medida para se aproximar da experiência oferecida pelos aplicativos de mensagens.

O RBM usa o protocolo RCS, aprimorando a experiência de trocas de mensagens enviadas pelas empresas, em uma comunicação mais personalizada para aumentar a relevância da interação entre empresa e consumidor.

Com o RBM, as empresas podem criar mensagens com a identidade visual da marca, enviar arquivos multimídia e utilizar QR Codes, além de obter ferramentas antifraudes que confirmam a autenticidade da empresa que entrou em contato com o cliente. O novo serviço também possui proteção contra spam e alerta os usuários sobre contatos suspeitos.

O Rich Business Messaging (RBM) será oferecido pelas operadoras para uso pelo Ministério da Saúde sem custo adicional, para informações e orientações relevantes à crise sanitária atual.

 

 

 

Como usar o RBM?

 

Os usuários Android que já contam com o app de mensagens nativo do Google podem ativar a função de Chat (RCS) de forma direta nas Configurações desse aplicativo, dispensando assim a necessidade em instalar um aplicativo a mais no smartphone. Não há consumo de tráfego de dados no uso desse novo sistema.

 

 

 

É para todo mundo?

 

Nesse primeiro momento, ele é mais útil para as empresas do que para o usuário final. É uma forma mais objetiva para empresas e negócios se comunicarem com o consumidor. Porém, é difícil imaginar que os negócios de diferentes portes vão abandonar o WhatsApp com tanta facilidade.

Tenha os dois serviços ativos no seu smartphone. O que pode dar errado?

 

 

Via Promoview


Compartilhe