TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Samsung Galaxy Book2 Pro | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Samsung Galaxy Book2 Pro

Review | Samsung Galaxy Book2 Pro

Compartilhe

Esse vai ser o último review de 2022. Ou o primeiro review de 2023, se você estiver acessando este conteúdo no futuro.

De qualquer forma, estou experimentando formas diferentes para produzir conteúdo nos meus blogs e canais do YouTube, e acredito que vou conseguir otimizar a produção desse material neste formato que estou apresentando. Ah, sim, claro… e também trabalhar com alguns algoritmos problemáticos a meu favor. Uma hora eu falo (ou melhor, escrevo) mais sobre isso.

Um dos produtos que receberam o meu investimento em 2022 foi o notebook Samsung Galaxy Book2 Pro, porque eu realmente precisava de um computador que fosse potente, leve e com ótima autonomia de bateria para funcionar longe da tomada por pelo menos um dia inteiro. Além disso, vi neste produto a oportunidade de obter um computador portátil com tela de 15.6 polegadas que poderia ser transportado sem maiores problemas, pois seu leve peso atende perfeitamente ao requisito de portabilidade.

A partir de agora, vou compartilhar com você como foi a minha experiência de uso com o Samsung Galaxy Book2 Pro, apresentando os seus principais detalhes e características, e revelando se ele pode ser o próximo notebook premium que vai receber o seu investimento em 2023.

Isso mesmo: encare a compra deste notebook como um investimento, pois ele não é barato. Sim, o seu preço sugerido caiu bastante desde o seu lançamento oficial no Brasil, mas ele passa bem longe de ficar na lista dos modelos mais acessíveis que você pode encontrar.

Por outro lado, se o seu cartão de crédito deixar, ele tem tudo para ser uma excelente ferramenta de trabalho para as mais diferentes finalidades.

 

Design e construção

O Samsung Galaxy Book2 Pro é um produto muito bem construído e compacto. E nem poderia ser diferente disso com a pequena fortuna que você vai pagar por ele. Mesmo assim, é importante jogar luz para alguns detalhes que podem incomodar aos mais exigentes.

Por exemplo, o material utilizado na área onde normalmente se apoia as mãos e no teclado deixa marcas de uso de forma quase inevitável, já que o seu corpo libera gordura das mãos que denunciam o uso deste notebook. O mesmo acontece na parte superior da tampa do portátil. E quem não quer ter que lidar com isso terá que ter uma flanela por perto na maior parte do tempo.

Por outro lado, a construção do Samsung Galaxy Book 2 Pro é muito bem feita, considerando a sua baixa espessura. Não vejo onde essa tela pode quebrar ou entortar com facilidade. A não ser que eu seja muito azarado ou desastrado para fazer algo grosseiro como este caro notebook.

Seu design refinado é um dos argumentos mais consistentes para justificar a compra desse produto. Mesmo sendo um ultrafino, ele recebe uma porta HDMI e a porta USB completa, além das duas portas USB-C e uma bateria com autonomia generosa (e eu falo mais sobre isso daqui a pouco).

Para quem procuro um notebook que não cria volume na mochila, que tem uma construção que facilita o transporte para qualquer lugar e é elegante o suficiente para impressionar as demais pessoas dentro de uma reunião, o Samsung Galaxy Book 2 Pro é uma das alternativas que você deve considerar para um investimento no futuro.

 

Tela

Outro grande argumento a favor do investimento no Samsung Galaxy Book2 Pro é a sua tela.

O modelo conta com uma tela OLED de 15.6 polegadas, que é muito brilhante e entrega excelentes níveis de contraste e nitidez. Você consegue visualizar de forma plena os conteúdos em diferentes condições de luminosidade, pois os softwares complementares que a Samsung oferece de forma pré-instalada no dispositivo estão voltados para essa finalidade.

Bom… eu preciso dizer que alguns softwares que a Samsung instalou de fábrica no Samsung Galaxy Book2 Pro são completamente desnecessários. Mas vou entrar em maiores detalhes sobre isso mais adiante.

Os profissionais de imagem (e, neste caso, estou falando de quem trabalha com fotos e vídeos) podem ver no Samsung Galaxy Book2 Pro uma solução muito interessante de computador portátil com Windows para suas demandas. Considerando o seu nível de exigência, ele pode sim quebrar o galho de quem não quer levar o MacBook Air para realizar essas tarefas de edição de imagem.

O nível de precisão de cores dessa tela OLED combinado com o hardware presente neste dispositivo são argumentos bons o suficiente para justificar o investimento nessas tarefas mais específicas.

 

Teclado e touchpad

Dois elementos que são fundamentais para o meu trabalho nos meus blogs.

O Samsung Galaxy Book2 Pro conta com um teclado de perfil baixo que é excelente para longas digitações. A curva de adaptação é baixa, e a sua produtividade vai aumentar de forma considerável.

Com esse teclado, consigo digitar por mais tempo, errando menos e com um cansaço muito menor. Tá, eu ainda sinto uma certa falta do teclado macio e absurdamente funcional do Lenovo Yoga 7i, mas não poderia ficar com um computador portátil com apenas 8 GB de RAM para produzir as tarefas de edição de áudio e vídeo com mobilidade, algo que consigo fazer sem maiores problemas no Samsung Galaxy Book2 Pro.

O touchpad desse notebook é enorme e bem preciso. Dá para utilizar o portátil sem ter um mouse por perto, e com o máximo de conforto pela área maior para apoio das mãos.

Blogueiros, jornalistas e produtores de conteúdo em texto ficarão mais do que satisfeitos com o Samsung Galaxy Book2 Pro. É um dos melhores notebooks que utilizei para produzir longos textos por muitas horas.

 

Conectividade

Eu já destaquei a presença da porta HDMI e USB-A completa no Samsung Galaxy Book2 Pro, além das duas portas USB-C com Thunderbolt. Mas esse portátil ultrafino esconde outros segredos que podem ser bem interessantes no uso diário.

Por exemplo, a compatibilidade com o WiFi 6 fez com que eu economizasse uma grana com a instalação de um ponto ultra no escritório do meu apartamento, evitando assim que eu jogue mais dinheiro na famigerada operadora de internet banda larga fixa Claro, que recentemente tentou me fazer de otário com a tal restrição de velocidade de internet por franquia excedida.

Outro diferencial relevante do Samsung Galaxy Book2 Pro é a presença do Bluetooth 5.1, permitindo que outros dispositivos como smartphones, tablets e fones de ouvido sem fio se conectem de forma prática e rápida, melhorando de forma considerável a minha experiência de uso com esse computador portátil.

São aspectos que os usuários mais exigentes vão olhar com um maior cuidado e consideração, pois agregam valor ao caro dispositivo.

E eu sei que estou dando muita ênfase ao preço do produto. Mas neste caso, se faz necessário. E você vai entender sobre o que estou falando lá no final deste conteúdo.

 

Processador, RAM e Armazenamento

O Samsung Galaxy Book2 Pro conta com um muito competente processador Intel Core i7-1260P com até 4.6 GHz, trabalhando com gráficos Intel ARC A350M com 4 GB de memória GDDR6, 16 GB de RAM LPDDR5 (que não podem ser substituídos ou expandidos) e 1 TB de armazenamento SSD padrão NVMe.

Com essas configurações, o Samsung Galaxy Book2 Pro já é um notebook absurdamente potente e pronto para atender as demandas dos usuários mais exigentes. Mas como eu queria mais, investi em SSDs da própria Samsung, no modelo EVO 980 Pro, com 1 TB no primeiro slot, para instalação do sistema operacional e programas diversos, e 2 TB no segundo slot, para armazenamento de vídeos, fotos e outros arquivos pessoais.

Nem preciso dizer que o Samsung Galaxy Book2 Pro está simplesmente voando com esse hardware customizado, mas posso garantir que o portátil funciona de forma impecável, mesmo com as configurações originais. Eu sei que ele não é exatamente um notebook voltado para os games, mas dá para considerar rodar alguns jogos com ajustes gráficos menos exigentes.

E ele consegue se sair muito bem na árdua tarefa de edição de vídeos, seja com o DaVinci Resolve, seja com o ClipChamp, que me surpreendeu tanto, que se tornou o meu programa preferido para esse tipo de tarefa.

Os mais exigentes encontrarão no Samsung Galaxy Book2 Pro um excelente notebook para as tarefas de produtividade, mas também podem flertar com as atividades mais exigentes no uso desse produto.

 

Bateria

O Samsung Galaxy Book2 Pro abriga uma bateria de 68 Wh, que até entrega o tão desejado dia de uso longe da tomada. Porém, é importante deixar claro algumas coisas.

Esse dia de uso até pode ser alcançado com o notebook trabalhando sem qualquer tipo de restrição na gestão energética. Mas se você quer mesmo garantir que o portátil vai sobreviver ao seu ritmo de trabalho, ligue o modo de economia de energia logo de cara. Dessa forma, você não precisa se preocupar em trabalhar com uma tomada por perto.

Exceto é claro se você decidir que quer editar vídeos em qualquer lugar. Neste caso, a bateria será naturalmente drenada, e a autonomia de uso será menor.

De qualquer forma, se você precisar dar um gás na bateria do Samsung Galaxy Book2 Pro, pode simplesmente utilizar o carregador rápido que está incluído no kit de venda do produto. Ele é similar ao carregador que acompanha o Samsung Galaxy Book2 360 que testei recentemente, facilitando ainda mais a portabilidade do usuário por não precisar carregar um trambolho para todos os lados.

Posso dizer que o Samsung Galaxy Book2 Pro era o que eu procurava para poder utilizar um notebook por um dia inteiro em qualquer lugar e sem qualquer tipo de preocupação em ter uma tomada por perto.

 

Desempenho

Já antecipei esse tópico, mas vale a pena repetir: o desempenho do Samsung Galaxy Book2 Pro é simplesmente excelente, tanto na sua configuração original como nas alterações que realizei ao instalar os SSDs da própria Samsung.

O notebook simplesmente voa. Tudo é executado com extrema velocidade, sem perda de tempo na execução dos programas mais leves, e uma maior agilidade para abrir os programas mais pesados. Reforço que os mais exigentes ficarão plenamente satisfeitos com o desempenho deste computador.

Mas… sempre podemos melhorar, não é mesmo?

Também cantei essa bola um pouco antes: a Samsung instala vários programas neste notebook, o que pode deixar o seu desempenho um pouco limitado em alguns aspectos, principalmente na inicialização dos programas.

Logo, se você realmente não vai utilizar o ecossistema da Samsung (pareando o seu fone de ouvido sem fio da marca, ou utilizando um tablet Samsung Galaxy como segunda tela), é mais do que recomendado desinstalar todos esses programas. Tudo bem, você perde parte dessa experiência de uso proposta pelos sul-coreanos, mas pode valer a pena para deixar o portátil ainda mais ágil no desempenho geral.

Aproveito para deixar um conselho de amigo: desinstale a Bixby tão logo você receba este notebook em sua casa. O assistente virtual da Samsung não serve para absolutamente nada, a não ser complicar a sua vida na hora de indicar um falso negativo para atualização de software. A pobre coitada consegue ser pior do que a Cortana neste sentido.

Logo, chute essa maldita para longe de sua vida ao utilizar o Samsung Galaxy Book2 Pro.

 

Samsung Galaxy Book2 Pro: vale a pena?

Sim. O Samsung Galaxy Book2 Pro vale muito a pena… desde que você tenha o dinheiro para pagar por ele e, principalmente, se você souber dar um bom uso para este notebook.

Quando o Samsung Galaxy Book2 Pro chegou ao mercado, ele tinha um preço absurdo que flertava os R$ 13 mil. Sinceramente? Ele não vale esse preço, sob nenhuma circunstância. Por este valor, vale mais a pena um MacBook Pro, que faz o mesmo nas tarefas pesadas com uma competência e eficiência muito maiores.

Com o passar do tempo, a Samsung caiu na real, e reduziu o preço do produto para uma faixa que está mais coerente com as suas características técnicas e até mesmo com tudo o que encontramos nos seus principais adversários de marcas concorrentes. Hoje, ele pode ser encontrado por aproximadamente R$ 8.5 mil à vista, o que faz mais sentido para a sua proposta e especificações.

Se você procura um notebook com sistema operacional Windows que se aproxima da proposta do MacBook Air na portabilidade e desempenho, entregando uma produtividade plena e permitindo que você edite vídeos em 1080p sem maiores problemas, o Samsung Galaxy Book2 Pro pode ser o produto que você procura. Não existe nada melhor no mercado com o sistema operacional da Microsoft que entregue tanto com as mesmas características.

Considere o seu perfil de uso, as suas possibilidades financeiras e se realmente vai conseguir produzir a ponto de reverter este investimento em lucro. Se você preenche todos os requisitos apresentados até aqui, eu te convido para ser meu amigo de fé ou irmão camarada, além de recomendar a compra desse excelente notebook.

 


Compartilhe