Review | ASUS Zenfone 5 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | ASUS Zenfone 5

Review | ASUS Zenfone 5

Compartilhe

 

asus-zenfone-5-1

A ASUS estreia no mercado nacional de smartphones com o modelo Zenfone 5, um produto que conta com a forte parceria com a Intel para ser uma nova alternativa dentro do mercado de telefones inteligentes. O modelo chega ao mercado brasileiro hoje, e o TargetHD.net é um dos blogs brasileiros de tecnologia que tiveram a oportunidade de testar o produto antes do mesmo chegar às lojas. Nesse review, passamos nossas impressões.

O Zenfone 5 é uma proposta da ASUS que quer conquistar o consumidor pela simplicidade do seu design, pela sua interface de uso visualmente chamativa, e pelo equilíbrio na relação custo/benefício. Porém, será que ele consegue mesmo roubar os clientes de outros fabricantes? Em um mercado mobile competitivo e já consolidado como acontece no Brasil, uma nova marca ainda consegue conquistar algum espaço?

O mercado brasileiro de linha média de smartphones é um dos mais competitivos do planeta, e para um novo concorrente entrar nesse mercado, é preciso apresentar uma proposta que seja atraente na sua estética, nas especificações técnicas, e no item que é o fator decisivo para o consumidor na hora compra: o preço. Será que a ASUS conseguiu oferecer um produto que equilibra tudo isso? E essa combinação resultar em uma ameaça direta aos modelos que já estão consolidados no mercado?

Boa parte das respostas para as perguntas lançadas estão nesse modelo que acaba de chegar ao mercado. E esse review pretende mostrar esse produto para você, em detalhes.

 

Características Físicas

DSC03590

A primeira coisa que chama a atenção no ASUS Zenfone 5 é o seu design sóbrio. É um modelo que não tem muitos chamarizes visuais e, mesmo assim, consegue ser visualmente atraente. E, apesar de não gostar muito de dispositivos com acabamento em branco, essa opção de cor me soou agradável. Mas compreendo que isso não é muito relevante para a escolha de muitos usuários. Bom, tem aqueles buscam combinar o seu dispositivo de tecnologia com o seu estilo cotidiano. Não é bem o meu caso.

DSC03616

O único detalhe mais evidente de adorno visual é a parte inferior, com esse acabamento em tom metálico. Particularmente, isso me agradou, mesmo que tal detalhe só possua um valor estético no dispositivo.

DSC03621

Os botões de controle de volume e liga/desliga estão localizados em uma única lateral do smartphone, e também contam com um acabamento em metálico. Com a carcaça em branco, temos aqui um contraste visual interessante.

DSC03657 DSC03639

O conector para fones de ouvido está na parte superior do dispositivo, enquanto que o conector para cabo micro USB fica na parte inferior. Nas duas extremidades, temos dois microfones.

DSC03666

Visão geral da carcaça traseira, que é em branco fosco. Destaque para o alto-falante traseiro na parte inferior traseira do dispositivo.  E sim… essa carcaça pode encardir com certa facilidade. Logo, para quem pretende comprar o smartphone com essa opção de cor, é altamente recomendada a compra de um case protetor compatível com o smartphone. Ou ter o maior cuidado do mundo para minimizar os efeitos do uso diário.

DSC03702

A carcaça traseira é removível, oferecendo acesso aos slots para micro SIM cards, além do cartão de memória microSD. Sua bateria não é removível, mas a boa notícia é que os parafusos que prendem o compartimento que oferece acesso à bateria possuem cabeças do tipo ‘Philips’, ou seja (na teoria) a sua manutenção pode ser feita de forma mais simples que em outros modelos (que exigem chaves específicas para abrir os parafusos).

DSC03596

Por fim, apesar das suas cinco polegadas de tela, o Zenfone 5 é um smartphone com um bom agarre, e seu peso (145 gramas) acaba contribuindo nesse aspecto. Não é um smartphone que pesa no bolso da calça ou na mão em um uso mais prolongado. Durante o período de testes, utilizar o aparelho no dia a dia resultou em uma experiência muito positiva nesse aspecto.

 

Acessórios

DSC03791

O ASUS Zenfone 5 vem com os itens mais básicos para que o usuário comece a utilizar o produto de imediato, nas suas principais características e funcionalidades: cabo USB, adaptador para rede elétrica, fone de ouvido (com protetores extras), manual do usuário e certificados. Um destaque para a embalagem do produto, que exibe as principais especificações do produto através de ícones que são facilmente identificados na lateral da caixa.

DSC03805

Aqui, destacamos o fone de ouvido, que apesar de ser relativamente simples (e até aparentar uma certa fragilidade na sua construção geral), oferece uma boa qualidade final de áudio na reprodução de músicas, com uma leve ênfase nos graves. Para os usuários que dão ênfase aos recursos musicais do telefone, temos aqui uma boa notícia: pelo menos você vai poder ouvir suas músicas e o rádio do dispositivo sem maiores dificuldades (mas se você pretende utilizar os fones de ouvido de sua preferência, não há nada que impede).

DSC03808

 

Tela

O ASUS Zenfone 5 possui uma tela Super IPS de 5 polegadas, com resolução de 1280 x 720 pixels, 294 pixels por polegada e 16 milhões de cores, com proteção Corning Gorilla Glass 3. É uma tela que oferece uma elevada qualidade de imagem e cores, reforçando ainda mais a proposta visual da interface de usuário (como vamos destacar no próximo tópico).

DSC03735

Nesse aspecto, a ASUS foi muito bem, oferecendo uma tela de grandes dimensões, com resolução HD. Certamente o fabricante acredita que não é necessário mais do que isso para satisfazer os usuários de produtos com essas especificações técnicas, até mesmo para balancear a relação custo/benefício do dispositivo. Até porque o produto precisa ser competitivo o suficiente para convencer o consumidor, e uma tela com resolução HD é o mínimo que se pede para o modelo na sua categoria.

DSC03761

Na prática, o Zenfone 5 oferece resultados muito bons na hora de reproduzir imagens, vídeos e jogos. É uma tela que oferece um ótimo nível de brilho, cores bem definidas e um resultado final que tende a agradar a maioria dos usuários. É um dos grandes pontos positivos desse produto.

DSC03771

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

Quando chegou para testes, o Zenfone 5 contava com o sistema operacional Android 4.3 Jelly Bean. Porém, foi recentemente atualizado para o Android 4.4.2 KitKat. E vamos fazer a análise desse segmento abordando o comportamento do dispositivo após essa atualização.

Screenshot_2014-10-12-00-45-45

A ASUS apresenta nesse modelo a interface Zen UI, feito sob medida para esse dispositivo. Porém, diferente do que se pode imaginar, tantas personalizações não causam impactos significativos no desempenho do dispositivo. A interface e bem fluída e ajustada ao hardware, sem arrastos visuais nos seus elementos gráficos. Ou seja, a ASUS deixa aqui um exemplo claro que é possível oferecer uma experiência Android altamente customizada, mas sem comprometer na boa experiência de usuário.

Screenshot_2014-10-12-00-45-50

Aliás, a ASUS segue a tendência do mercado atual, oferecendo uma interface com ícones planos e cores bem definidas. A interface se vale da tela de boa qualidade para oferecer uma paleta de cores bem ajustada para oferecer uma interface visualmente mais chamativa. Independente do gosto de cada um, é uma estratégia que pode funcionar. Afinal de contas, funcionou com outros fabricantes. Por que não funcionaria com a ASUS?

Screenshot_2014-10-12-00-46-17

Assim como em outras propostas, a interface da ASUS oferece abas de atalho rápido para funções específicas do sistema (controle de rede, economia de energia, giro de tela, GPS, etc), além de uma aba de notificações recebidas. Cada uma delas é acionada nas laterais da tela, com um gesto de cima para baixo.

Screenshot_2014-10-12-00-46-08

A interface também conta com widgets próprios de agenda, rádio, player musical, previsão do tempo e outras funcionalidades. Tudo isso acompanhando a proposta visual da ASUS. Alguns desses widgets estão disponíveis na tela de desbloqueio do dispositivo.

Screenshot_2014-10-12-00-45-55

Vários aplicativos específicos da ASUS estão pré-instalados no dispositivo, como o Splendid (que faz o ajuste das cores da interface de usuário), assistente de configurações de áudio, PC Link (para comunicação com o computador), Super Note (para anotações rápidas com o teclado virtual, uma caneta do tipo Stylus ou até mesmo com o dedo), WebStorage, Do It Later, Remote Link, Share Link, What’s Next, Party Link e My ASUS. Todos eles auxiliam a interação do usuário com o sistema, além de personalizar suas atividades e oferecer ferramentas para produtividade de imediato, o que pode ser muito útil para os usuários novatos e iniciantes.

Talvez a interface do Zenfone 5 possa parecer confusa ou carregada para muitos usuários, mas a curva de aprendizado é baixa, e acredito que até mesmo aqueles que não contam com muita intimidade com esse tipo de dispositivo não terá maiores problemas em aprender como o dispositivo funciona nas suas principais funções.

 

Qualidade de Áudio e Chamadas

O Zenfone 5 é um modelo que tem uma boa capacidade de reprodução de áudio, tanto no alto-falante externo (com áudio de chamadas e alertas audíveis) como no alto-falantes para chamadas. Durante os testes, todas as comunicações de voz realizadas se converteram em resultados satisfatórios, sem muitas anormalidades ou quedas durante as chamadas. Talvez a qualidade de áudio do alto-falantes para chamadas pudesse ser algo mais audível, mas também não pode ser algo considerado insatisfatório.

O controle do dual SIM possui alguns modos de personalização, que vão desde o tipo de toque de chamadas para cada SIM, até qual deles será o preferencial para chamadas e mensagens.O Zenfone 5 trabalha em um sistema dual SIM standby, ou seja, os dois chips ficam ativos para receber chamadas, porém, quando uma das linhas recebe uma chamada, a outra linha fica inativa, e as chamadas acabam caindo ou na caixa postal ou na mensagem de fora de área ou desligado.

 

Câmera

O seu sensor traseiro de 8 megapixels oferece um resultado final de imagens que pode variar em diferentes situações de iluminação. É importante destacar que dispositivos de linha média – em via de regra – não oferecem câmeras muito boas, e essa não é exatamente a prioridade daqueles que pretendem comprar um smartphone na sua margem de preço. Nesse caso, a câmera traseira do Zenfone 5 – que conta com tecnologias proprietárias de imagem – oferece resultados muito bons em perfeitas condições de iluminação, e razoáveis em cenários com luz artificial ou baixa luminosidade.

Screenshot_2014-10-12-00-50-08

O software de câmera até conta com recursos bem interessantes. Por exemplo, se o sensor identifica que o ambiente está com baixa luminosidade, ele automaticamente sugere o modo de foto otimizado para essas condições de luz. O aplicativo também é capaz de sugerir o modo HDR automaticamente, dependendo do ambiente que você está. Além disso, você também pode aplicar efeitos de cores diretamente pelo aplicativo de câmera, se falar nos ajustes de exposição, ISO, balanço de branco, otimização, foco e outros ajustes.

P_20141009_155627

As fotos registradas durante o dia oferecem uma qualidade muito boa para um uso mais descompromissado, com elevado nível de contraste e cores bem definidas – em alguns casos, até com certa saturação. Acredito que a maioria dos usuários menos exigentes ficarão satisfeitos com as fotos produzidas, até porque os concorrentes diretos de preço do Zenfone 5 não devem apresentar resultados muito melhores.

P_20141013_172342_LL

Em fotos com baixa luminosidade ou à noite, a câmera traseira do Zenfone 5 apresenta resultados mais irregulares, não só com a já relatada saturação de cores, mas com excesso de captação de branco no modo automático, com o objetivo de tornar as imagens mais visíveis. O resultado é uma maior quantidade de ruído. É claro que é possível minimizar parte desses problemas com os ajustes que o software da câmera oferece, mas os resultados das imagens não soam tão naturais quanto comparados com outros modelos. Quem escolher esse modelo deve levar isso em consideração, e ser tolerante nesse aspecto (DICA: filtros de imagens são bem vindos para ‘brincar’ com as cenas capturadas).

Um detalhe importante: a Asus enfatiza que o seu sensor possui uma tecnologia que é capaz de otimizar a captura de imagens mesmo em locais com baixa luminosidade ou com ausência total de luz. Realmente, a câmera traseira do dispositivo consegue oferecer uma maior iluminação para capturar imagens nessas condições. Mas isso não quer dizer que termos um bom resultado de imagem na prática.

P_20141009_155645_002 P_20141009_155645_003 P_20141009_155645_004 P_20141009_155645_005 P_20141009_155645_006

Vale um destaque em especial para o modo de foto sequencial do aplicativo de câmera, que oferece resultados bem interessantes. Pode não ser tão rápida a sequência de disparo em relação à outras soluções encontradas em modelos concorrentes, mas em compensação, não detectamos imagens deformadas nos testes em locais com perfeita iluminação. Esse é um ponto muito positivo dessa câmera.

P_20141011_182609

A câmera frontal tem resolução máxima de 2 megapixels, e reproduz as mesmas características descritas pelo sensor traseiro. É uma câmera pensada para ser mais eficiente nas videochamadas do que nas selfies. Como você pode ver na foto acima, a qualidade final da imagem fica um pouco abaixo das expectativas. Para compensar, o seu software tem o modo ‘selfie’ para a câmera traseira, o que ajuda na hora de registrar as fotos com os amigos.

 

Games

Aqui, uma boa notícia. O ASUS Zenfone 5 vai muito bem nesse quesito.

Screenshot_2014-10-11-10-25-09

Os jogos que normalmente testamos durante os reviews rodaram sem problemas no smartphone. Em particular, essa foi uma das preocupações/dúvidas que mais foram questionadas pelos leitores do blog ou usuários que me seguem nas redes sociais, não apenas para medir as possibilidades do dispositivo, mas também porque estamos diante de um smartphone com processador Intel. Eventuais incompatibilidades com o chip e dificuldades de execução dos gráficos poderiam ser detectados em casos específicos. Felizmente, isso não aconteceu.

Screenshot_2014-10-13-18-03-22

Jogos de diferentes níveis de exigência de hardware rodaram sem problemas. Talvez os usuários mais exigentes vão perceber que a execução dos jogos não é tão fluída como em outros modelos. Por ouro lado, ela não afeta em nada a jogabilidade, e a maioria vai ficar satisfeita com o resultado final dos jogos executados. Para os gamers mais casuais, o dispositivo cumpre bem o seu papel de oferecer uma boa performance nos momentos de diversão com os jogos disponíveis para o sistema Android.

 

Multimídia

Aproveitando a sua tela de 5 polegadas com resolução HD, o ASUS Zenfone 5 vai bem nesse aspecto. Vídeos reproduzidos pelo dispositivo, tanto em plataformas online (YouTube, Netflix, etc) como armazenados no dispositivo não apresentaram problemas de lags e travamentos. Além disso, o recurso de rádio FM funciona de forma adequada, sintonizando com precisão as rádios da região (é claro que os resultados podem variar de acordo com a região onde você vive), e o player musical possui uma interface simples e funcional, acompanhando a proposta da interface de uso da ASUS.

 

Bateria e Armazenamento

O ASUS Zenfone 5 possui uma bateria de 2110 mAh, que promete uma autonomia de uso de até 353 horas em stand-by, e 18h30 minutos de conversação (ambos em 3G). Nos testes, foi possível alcançar um dia inteiro de uso moderado, com o WiFi ligado na maior parte do tempo, sincronizações e atualizações ativadas, algum tempo no 3G e uso constante das redes sociais.

Screenshot_2014-10-12-00-49-24

Os resultados podem variar de acordo com o seu perfil de uso, e podem sofrer um impacto significativamente maior se você utilizar o dispositivo para atividades que exigem um pouco mais dos recursos de hardware, como acontece no caso dos jogos e reprodução de vídeos em alta definição. Mas entendo que, pelo fato desse modelo ser um dual SIM (com as duas redes em stand-by constantemente), os resultados de autonomia de bateria são muito satisfatórios.

O modelo que recebemos para testes conta com 8 GB de armazenamento, com 4 GB livres para dados do usuário. O slot para cartões microSD (até 64 GB) ajuda bastante, principalmente pelo fato do sistema instalado pela ASUS permitir a transferência de aplicativos instalados na memória interna para o cartão microSD. Isso permite uma maior margem para armazenamento de aplicativos essenciais na memória interna, e um melhor desempenho geral, uma vez que há mais espaço para armazenamento de arquivos temporários.

 

Desempenho

A unidade enviada pela assessoria de imprensa da ASUS possui um processador Intel Atom Z2560 dual-core de 1.6 GHz, GPU PowerVR SGX544MP2 e 2 GB de RAM. Não é a variante mais potente desse modelo, mas é um hardware competente o suficiente para oferecer um excelente desempenho para a maioria das atividades que um usuário médio pretende realizar no produto.

Durante o período de testes, não foram detectados maiores problemas de lags, travamentos ou paradas críticas. Não detectamos aplicativos incompatíveis com o seu hardware, e a experiência de uso foi a melhor possível na maior parte do tempo. Entendo que os compradores desse smartphone ficarão satisfeitos pela equilibrada experiência de uso que o conjunto hardware + software oferece.

 

Conclusão

DSC03748

O ASUS Zenfone 5 está aprovado. Os seus pontos positivos suplantam os negativos, e estamos diante de uma interessante proposta dentro dos smartphones de linha média. Entendo que a missão desse modelo em adentrar no mercado nacional de smartphones intermediários continua a ser árdua para a ASUS, mas como o modelo que marca a estreia do fabricante no mercado nacional, é possível que ele atraia alguns consumidores por conta de suas características que diferenciam esse modelo dos demais.

Um design elegante, uma interface de uso com cores chamativas, uma boa tela e um desempenho que mostra o quanto está ajustado esse modelo para as atividades diárias. Com um preço inicial sugerido de R$ 599, esse modelo consegue algo que era considerado muito difícil até agora: oferecer uma relação custo/benefício ainda melhor que a do Motorola Moto G, seu principal concorrente na sua faixa de preço.

Se esse público vai se convencer com esses diferenciais, só o tempo vai dizer.

 

Review em Vídeo

 

Mais imagens do produto

DSC03603 DSC03611 DSC03625 DSC03639 DSC03644 DSC03661 DSC03670 DSC03681 DSC03684 DSC03693 DSC03715 DSC03723 DSC03780 DSC03788

 

Mais fotos dos testes das câmeras do smartphone

P_20140919_234837_LL P_20140921_231514_HDR P_20140921_231609_LL P_20141009_155604 P_20141009_155624 P_20141009_160746 P_20141009_160753_HDR P_20141009_160818 P_20141009_160925 P_20141009_160946 P_20141009_160957 P_20141013_172349_LL P_20141009_155633_003 P_20141009_155633_004 P_20141009_155633_005 P_20141009_155633_006 P_20141009_155633_007 P_20141009_155633_008


Compartilhe