Compartilhe

Asus zenfone 3 zoom

 

A ASUS investe no mercado de telefonia móvel desde 2014. De lá para cá, a evolução desses dispositivos vem sendo notável, em todos os aspectos (design, especificações e software). O ASUS Zenfone 3 Zoom, que chegou ao mercado brasileiro no fina do mês de março de 2017, é a maior prova dessa evolução.

O dispositivo foi originalmente apresentado na CES 2017 em janeiro, e é uma combinação pequenos pontos técnicos implementados ao longo desses anos. Apesar de ainda ter pontos a melhorar, já nasce com um conceito muito bem definido, e com um tipo de usuário a ser conquistado muito claro.

Com um apelo direto para os aspectos fotográficos, o ASUS Zenfone 3 Zoom representa uma clara evolução da proposta do ASUS Zenfone Zoom, apresentado no ano passado. O modelo de 2017 é mais acessível nos aspectos gerais para um público maior, conta com diferenciais muito interessantes, e entrega resultados satisfatórios para essas aspirações do registro de imagens.

Nesse review, vamos identificar se o produto cumpre o que promete, se ele tem margem de melhora, e onde ele pode se diferenciar dos demais. Será que realmente estamos diante da melhor proposta fotográfica entre os smartphones? Ou o marketing da ASUS funciona melhor que os resultados finais oferecidos no uso prático.

A seguir, as respostas.

 

 

Review em vídeo

 

 

 

Características Físicas

 

O ASUS Zenfone 3 Zoom é, esteticamente, muito bonito.

Obviamente, lembra no seu desgin um certo smartphone de uma gigante de Cupertino, mas isso não tira a beleza e nem os méritos da ASUS pela proposta entregue. Afinal de contas, estamos diante de um dispositivo que é fino e leve, mesmo abrigando uma bateria de 5.000 mAh.

 

 

Seu acabamento em preto mate e detalhes metálicos na sua construção reforçam a sensação de proposta de dispositivo premium. E seu leitor biométrico foi beneficiado com a nova proposta de câmera dupla, já que não temos o risco de colocar o dedo no sensor de câmera, como acontecia no ASUS Zenfone 3.

Apesar de preferir um leitor biométrico na parte frontal, mas isso é uma preferência minha.

Em linhas gerais, é um smartphone muito bonito. Um dos mais bonitos que você pode encontrar no mercado nesse momento.

 

 

 

Tela

 

O ASUS Zenfone 3 Zoom conta com uma tela AMOLED de 5.5 polegadas, com resolução Full HD. É o mínimo que se pede hoje de um dispositivo de linha média, ainda mais em um modelo que tem como um dos principais apelos a fotografia.

A tela possui uma ótima interação com o Android, além de oferecer uma excelente visualização dos elementos reproduzidos, tanto nos gráficos de jogos como nas fotos e vídeos.

É compreensível uma tela Full HD nesse modelo. Não precisamos mais do que isso. A prioridade aqui é entregar um dispositivo mais equilibrado no conjunto geral, e não um top de linha em todas as suas características. Mas reforço que a tela se sai muito bem para essa proposta.

 

 

Hardware e Software

 

O conjunto técnico do ASUS Zenfone 3 Zoom é muito competente.

Temos aqui um processador Qualcomm Snapdragon 625, trabalhando com uma GPU Adreno 506, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento (na sua versão mais completa) e sistema operacional Android 6.0.1 Marshmallow (com atualização garantida para o Android 7.0 Nougat para até o final do segundo trimestre de 2017), com a inerface ZenUI.

Todo esse conjunto entrega uma experiência de uso muito boa na maior parte do tempo, sem travamentos, lags ou paradas críticas. Aqui, a ASUS fez um ótimo trabalho de otimização de software, pois conta com um Android muito otimizado e, mesmo assim, o desempenho geral é dos mais fluídos que você pode encontrar na sua categoria.

 

Câmera

 

O grande apelo do Zenfone 3 Zoom é o seu conjunto de câmeras (traseira dupla e frontal). E os resultados são muito positivos.

Temos um conjunto de câmera traseira dupla, onde um sensor possui 12 MP (f/1.7) – o mesmo sensor do Samsung Galaxy S7 Edge -, trabalhando com um segundo sensor com zoom ótico de 2.3x. Esse conjunto trabalha muito bem na maior parte do tempo, entregando fotos com elevado nível de detalhes em condições de perfeita luminosidade.

 

 

As fotos noturnas também entregam ótimos resultados, mas um pouco mais modestos quando utilizados o sistema de zoom. Com os ajustes manuais, os resultados tendem a ser ainda melhores.

Mesmo assim, as fotos registradas por esse smartphone ficam acima da média de seus concorrentes diretos de preço, podendo competir pau a pau com modelos top de linha… como é o caso do Galaxy S7 Edge.

Na parte de vídeos, ele também oferece bons resultados, mas ainda podemos observar alguns lags nos vídeos registrados. A ASUS promete melhorar o seu desempenho nas futuras atualizações do dispositivo, principalmente com a chegada do Android 7.0 Nougat.

 

 

Bateria

 

 

Outro ponto de forte apelo do Zenfone 3 Zoom, e outro ponto muito positivo do dispositivo.

Os 5.000 mAh garantem pelo menos um dia e meio de uso intenso, com fotos e vídeos sem reservas, jogos, música, redes sociais, GPS… enfim, tudo  o que você tem direito.

Se você tem um perfil de uso moderado, com certeza pode alcançar os dois dias de uso. Quem sabe um pouco mais, se você não for um fominha.

Aqui, mais uma vez temos o bom trabalho de otimização da ASUS no seu software, que também conta com vários recursos para gestão de desempenho e otimização de bateria.

É algo tão bem feito, que a ASUS dá uma “esnobada”, permitindo que os 5.000 mAh sejam utilizados como power bank (ou bateria externa) para outros dispositivos.

 

 

Desempenho

 

O ASUS Zenfone 3 Zoom tem um desempenho excelente para a sua proposta.

Segue a receita do Zenfone 3, muito competente em vários aspectos, o que é sempre uma ótima notícia para quem busca ter um smartphone que não dê dor de cabeça na hora de registrar fotos e vídeos.

Os apelos para a fotografia são claros, e o dispositivo cumpre o que promete. Você com certeza vai registrar algumas das melhores fotos de sua vida com esse smartphone, em diferentes situações.

Sua bateria é um trunfo enorme, e pode resolver o problema de sempre ficou sem smartphone no final do dia. De quebra, pode rodar os principais jogos do mercado sem engasgos ou travamentos.

 

 

Conclusão

 

 

O ASUS Zenfone 3 Zoom é um dos melhores smartphones de linha média premium de 2017. É uma compra certa para quem quer um dispositivo equilibrado nas especificações técnicas, mas não abre mão de ter uma ótima câmera para registrar os momentos de sua vida.

Altamente recomendado para os fãs de fotografia, para aqueles que querem uma longa autonomia de bateria, ou para quem gosta de um design bonito no seu dispositivo móvel. Vai com certeza dar trabalho para os concorrentes de preço e especificações.

Especialmente a empresa dos smartphones modulares, principal alvo da ASUS no Brasil.


Compartilhe