Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Downloads | RetroArch chegou na App store (não é fake news)

RetroArch chegou na App store (não é fake news)

Compartilhe

O impossível aconteceu!

Essa história da Apple liberar os emuladores para o iOS está indo longe demais. Apesar dos vetos a outros sistemas para os consoles portáteis da Nintendo (que passam bem longe da violação dos direitos autorais dos japoneses), outras plataformas estão aparecendo na App Store, de forma surpreendente.

Mas nada é tão bombástico quanto o lançamento do RetroArch na loja de aplicativos do iOS. Mal dá para acreditar que eu estou escrevendo sobre isso, pois parecia algo muito distante.

Dois mundos improváveis colidiram, e eu não sei como lidar com isso.

 

Melhor do que você imagina

Para quem não sabe do que estou falando, o RetroArch é um frontend para vários outros emuladores, motores de jogos e reprodutores de conteúdos multimídia.

Sua interface unificada permite que você execute jogos de diferentes consoles em um único lugar. E… sinceramente… eu não faço ideia do tipo de suborno que o pessoal do RetroArch pagou para a Apple para que Tim Cook e companhia fizesse essa enorme vista grossa para esse aplicativo desembarcar na App Store.

São diferentes núcleos de processamento para cada console, onde o usuário escolhe aquele que considera o melhor para as suas necessidades (maior velocidade, precisão de execução etc.).

Entre os emuladores que o RetroArch é compatível estão os mais clássicos e relevantes para a história dos videogames como Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Nintendo DS, PlayStation 1, PSP, SNES, Neo Geo, Commodore, Atari, Amstrad, SEGA e NEC.

A lista completa de emuladores disponíveis pode ser encontrada na página da App Store.

Além de alimentar a sua nostalgia executando jogos dos principais consoles do passado, o RetroArch conta com vários recursos interessantes:

  • Jogo online multiplayer com servidores dedicados.
  • Personalização dos formatos de vídeo, áudio e input em tela.
  • Filtros e sistemas de upscalling para adaptar o visual dos jogos antigos.
  • Suporte para controles externos de várias marcas.

 

Tudo de graça, sem anúncios e Open Source

A parte mais bizarra desse anúncio é que o RetroArch chegou na App Store a custo zero para os usuários. Ele é totalmente de graça e sem anúncios.

Como é que eles vão lucrar com esse software (se é que lucram)? Vendas ‘in app’? Loot boxes? Extorsão após a instalação no iPhone?

Sem falar que o RetroArch é um software Open Source, o que permite que qualquer pessoa modifique a sua interface e características, caso realmente entenda que a sua interface base é muito complexa para o uso dos meros mortais.

O que posso dizer é que leva sim um tempo para se aprender os principias comandos e a disponibilidade de recursos. Mas a curva de aprendizado e leve, e uma vez que você se acostuma com ele, o RetroArch se torna muito amigável.

 

Sim… está disponível. Você está esperando o que?

Eu não sei o que você ainda está esperando para fazer o download do RetroArch no seu iPhone. Mas se foi porque você quis ler o artigo até o final, eu agradeço.

Ele disponível para iOS, Windows, Android e praticamente qualquer outro sistema operacional e dispositivo.

Ou seja, pode ir para a App Store para fazer o download, ou para mais informações, acesse o site oficial do RetroArch.


Compartilhe