TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Resolvendo os problemas de desempenho do Android 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Resolvendo os problemas de desempenho do Android 11

Resolvendo os problemas de desempenho do Android 11

Compartilhe

Se tem uma coisa que pode irritar a qualquer usuário de smartphone Android é a queda de desempenho no dispositivo. No Android 11, assim como aconteceu em algumas das versões anteriores do sistema operacional, isso tira o sono de muita gente.

Neste post, vamos abordar alguns dos principais problemas de desempenho presentes no Android 11 (que aparecem especialmente depois da atualização a partir do Android 10), e algumas das medidas que podemos tomar para tentar solucionar esses problemas.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, a solução está ao nosso alcance, com ajustes simples no dispositivo.

 

 

 

Reinicializações aleatórias

É um problema que rende uma enorme dor de cabeça para os usuários, uma vez que o dispositivo pode reiniciar aleatoriamente a qualquer momento, inclusive no meio de uma tarefa importante.

Essa é uma falha de sistema muito comum entre os usuários de smartphones Android, e pode estar relacionada com alguns aplicativos instalados no dispositivo. Ao que parece, o Android 11 não está preparado para algumas permissões em alguns aplicativos, e isso pode resultar nas reinicializações aleatórias.

Para resolver o problema, procure no meio dos aplicativos que você tem instalado no smartphone aqueles menos conhecidos e realize a remoção desses apps. Não existe uma lista oficial do Google indicando quais são esses softwares suspeitos, mas se você for criterioso em sua análise, certamente vai encontrá-los com relativa facilidade.

Se o problema persistir após a remoção dos aplicativos estranhos, a segunda opção é acessar o modo seguro do Android e comprovar se as reinicializações aleatórias continuam, só para tirar a dúvida.

Para acessar o modo seguro no Android 11, faça o seguinte:

  1. Pressione o botão de liga/desliga no dispositivo.
  2. Na tela de opções de desligar ou reiniciar, mantenha o botão de liga/desliga pressionado por mais alguns segundos.
  3. Após alguns segundos, vai aparecer a opção para reinicialização do dispositivo em modo seguro.

 

 

 

Falhas nos controles de multimídia

Outro grande problema do Android 11 está no design dos seus controles para as funções multimídia. Vários usuários comprovaram que os apps musicais em execução não permitem o controle de mais de um software multimídia ao mesmo tempo.

Você pode solucionar este problema com um ajuste rápido no smartphone:

  1. Entre em Ajustes > Aplicativos.
  2. Escolha o aplicativo de som de sua preferência.
  3. Dentro deste app, escolha Memória.
  4. Apague a memória cache e os dados deste aplicativo.

Ao que parece, a procedência desse problema ao atualizar o smartphone para o Android 11 está no fato de tudo o que o app em questão arrasta do Android 10. O Google deve ter solucionado a falha em uma de suas últimas correções de parche, e os futuros smartphones não devem sofrer dessa anormalidade. Em todo caso, se isso acontecer com o seu dispositivo, agora você já sabe o que fazer.

 

 

 

Multitarefa problemática

O Android 11 também apresenta falhas pontuais na multitarefa, onde de vez em quando é impossível usar esse recurso com normalidade.

O Google já deve ter solucionado este problema quando você estiver lendo este post no futuro enviando um parche de segurança para os smartphones. Mas se você estiver enfrentando essa anormalidade, tudo o que você pode fazer por enquanto é bloquear e desbloquear o telefone.

Isso funciona para a maioria dos usuários. Em outros casos, é preciso reiniciar o dispositivo para que a falha desapareça do smartphone Android por várias horas, até que a anormalidade volte a se fazer presente.

E, neste caso, não tem jeito: você precisa repetir o processo para solucionar temporariamente o problema.


Compartilhe