Resolva problemas na atualização no Android

Compartilhe

Em algumas oportunidades, uma atualização que, em teoria, chega para melhorar o desempenho do seu smartphone, acaba complicando as coisas.

Mesmo com meses de testes e desenvolvimento, um software pode chegar ao dispositivo dos usuários problemático e com algumas falhas graves.

Por isso, é preciso saber o que você pode fazer caso o seu smartphone apresente problemas mais sérios após uma atualização do Android.

 

 

 

O software não é compatível com o seu smartphone

Pode acontecer que aquela atualização enviada pelo fabricante não ser 100% compatível com o seu dispositivo, e isso pode gerar problemas diversos de incompatibilidade.

Para resolver o problema, você deve instalar uma versão anterior da mesma ROM desenvolvida para o seu smartphone. Agora, se os problemas aparecem depois da instalação OTA da ROM oficial, tente simplesmente reiniciar o smartphone. Quem sabe isso pode resolver.

E procure sempre atualizar o seu smartphone via OTA. Só use a atualização manual em casos muito específicos.

 

 

 

A atualização não é concluída

Esse é o tipo de erro que pode aparecer em qualquer smartphone.

Você inicia o processo de atualização, mas ele fica lá, processando, para jamais ser concluído.

Aqui, a solução pode passar por eliminar alguns arquivos para liberar espaço de armazenamento para o instalador.

Se o problema persistir, faça um hard reset no sistema para limpar resquícios de atualizações anteriores e arquivos lixo que ficaram alojados.

 

 

 

Encerramento inesperado nas atualizações do Android

O assistente de atualização é encerrado de forma repentina, mesmo com um download perfeito. Isso acontece de forma muito frequente com os usuários, mas a solução é bem rápida e eficiente.

Basta apagar o cache do assistente de atualização do Android. Vá em Ajustes > Aplicativos > Aplicativos do sistema, e procure por Update ou Atualização para apagar a memória cache desse item.

 

 

 

O download da atualização não se inicia no Android

Esse problema aparece quando tentamos fazer a atualização por várias vezes seguidas.

E o motivo para o problema aparecer pode variar, de acordo com o smartphone e a versão da ROM em questão.

O mais provável é que os servidores estejam derrubados, de modo que só resta você sentar e esperar para que tudo se normalize.

De um modo geral, um servidor de update volta a funcionar em até 24 horas.

 

 

 

O smartphone não completa a atualização do Android

O telefone não completa a atualização, e fica reiniciando o tempo todo. A falha se repete várias vezes, e o telefone não atualiza de jeito nenhum.

A solução pode ser um hard reset para devolver o estado original do smartphone, já que algumas partes do sistema operacional podem estar danificadas. Para realizar o processo, faça antes um backup de todos os arquivos que são importantes para a sua vida, pois este procedimento apaga todos os dados do dispositivo.

Siga os passos abaixo:

 

  1. Desligue o telefone.
  2. Mantenha pressionado o botão para abaixar o volume e o botão de liga/desliga ao mesmo tempo, até que o telefone ligue novamente.
  3. Com os botões de volume, selecione o item Recovery Mode, e confirme a escolha com o botão de liga/desliga.
  4. Selecione o item Wipe Data/Factory Reset, e confirme.
  5. Selecione SIM com o botão liga/desliga.
  6. Selecione o item Reboot System Now, e espere que o telefone se reinicie.
  7. Ao completar o hard reset, ligue o smartphone e execute os passos básicos para iniciar a atualização que, dessa vez, deve acontecer sem maiores problemas.
  8. Volte a instalar os seus aplicativos, adicionar os arquivos pessoais e realizar todas as configurações no smartphone.

Compartilhe