Remova AGORA esses 17 apps maliciosos do seu iPhone

Compartilhe

Vamos repetir isso mais uma vez, porque muitas pessoas precisam entender essa regra: malware não é uma exclusividade do Android. O iOS, cuja segurança é tão promovida pela Apple (e o sistema operacional é sim bem seguro), também está sujeito aos softwares falsos e ameaças virtuais.

Na verdade, todo e qualquer dispositivo que está conectado à internet nesse momento está sujeito a algum tipo de golpe ou ameaça virtual. Alguns mais, outros menos. É evidente que a exposição do Android é muito maior que a do iOS ou ChromeOS, uma vez que o sistema operacional móvel do Google é um dos mais visados pelos criminosos digitais, justamente por causar um estrago maior pelo número maior de usuários.

Mas isso não significa que o iOS não esteja vulnerável a estas ameaças virtuais. As mecânicas podem ser diferentes, já que o controle que a Apple faz é muito maior em relação aos apps que chegam na App Store. Porém, nem a gigante de Cupertino pode impedir que algumas ameaças virtuais acabem passando pelo seu filtro e, dessa forma, os usuários do iPhone e iPad acabam correndo risco.

 

 

 

As ameaças “invisíveis” nas lojas de aplicativos

 

Muitas dessas ameaças são indetectáveis, e podem entrar nos dispositivos mesmo seguindo todas as normas de segurança para instalar aplicativos. Até porque as engenharias para criar ameaças ocultas estão cada vez mais elaboradas.

Dito tudo isso, nesse exato momento, a App Store, loja virtual da Apple, conta com um grupo de 17 aplicativos para iPhone onde o comportamento de malware foi comprovado. Uma empresa de segurança identificou essas ameaças na loja, e publicou a lista de aplicativos suspeitos para maior segurança dos usuários.

Não é algo muito diferente do que já divulgamos nesta semana sobre os aplicativos do Google que foram detectados como malware na Google Play Store. São softwares que se passam por programas legítimos e que, aparentemente, não atacam a segurança de ninguém. Uma vez que esses apps ganham um lugar nas respectivas lojas oficiais dos sistemas operacionais móveis, as lojas deixam de verificar as atualizações dos aplicativos, de modo que os softwares maliciosos acabam passando e, dessa forma, chegam aos usuários.

Com a Apple e a App Store, aconteceu algo parecido e, dessa forma, 17 aplicativos do iPhone infectados foram detectados. Os aplicativos foram removidos de forma imediata da loja, e recomendamos que você também remova esses apps do seu iPhone o quanto antes (caso o seu dispositivo conte com algum desses aplicativos).

Na maioria dos casos, os programas apresentaram comportamentos que indicavam a presença de vírus, malwares e trojans. Estes últimos são conhecidos por gerar cliques através de publicidade sem a interação do usuário, gerando receita aos diferentes portais escolhidos para essas tarefas fraudulentas.

 

 

 

Lista de aplicativos que você deve remover do seu iPhone

 

RTO Vehicle Information
EMI Calculator & Loan Planner
File Manager – Documents
Smart GPS Speedometer
CrickOne – Live Cricket Scores
Daily Fitness – Yoga Poses
FM Radio PRO – Internet Radio
My Train Info – IRCTC & PNR
Around Me Place Finder
Easy Contacts Backup Manager
Ramadan Times 2019 Pro
Restaurant Finder – Find Food
BMT Calculator PRO – BMR Calc
Dual Accounts Pro
Video Editor – Mute Video
Islamic World PRO – Qibla
Smart Video Compressor

 

 

Via Digital Trends


Compartilhe