Compartilhe

A versão “live action” de o Rei Leão é um sucesso indiscutível de bilheteria. Tanto, que se tornou rapidamente a animação da Disney com maior bilheteria na história. Não há dúvidas sobre os aspectos técnicos do trabalho dirigido por Jon Favreau, e a tecnologia aplicada no filme entregou um resultado técnico simplesmente impressionante.

Por outro lado, tem muita gente que defende que o fotorrealismo do filme matou parte da experiência, retirando a expressividade dos personagens e retirando a carga dramática dos mesmos. Algo que só piorou para quem foi obrigado a assistir ao filme dublado em português no Brasil, pois o áudio original deve conter toda a emoção genuína que todos esperavam.

Bom, pelo menos um desses problemas o tão mal falado deepfake pode resolver.

 

 

O Rei Leão é melhorado via deepfake

 

Os softwares de deepfakes permitem modificar partes do rosto de uma pessoa para colocar em boca palavras de outras pessoas, palavras que elas não falaram (ou jamais falariam, de acordo com os seus perfis) e colocam rostos de pessoas em corpos de outras pessoas. Aliás, o deepfake pode modificar todo o rosto de uma pessoa ou personagem, para que alguém apareça realizando algo que não fez.

É uma tecnologia que gera preocupações em muita gente, pois pode (por exemplo) fazer um líder mundial aparecer em um vídeo dizendo algo que jamais saiu da sua boca, ou famosos cujos rostos vão parar no corpo de outras pessoas em todo o tipo de cenas.

Mas isso não significa que as deepfakes não podem ter aplicações bem interessantes. Os artistas Nikolay Mochkin e Jonty Pressinger decidiram criar uma versão deepfake do remake de O Rei Leão, usando os traços da animação do filme original de 1994.

O objetivo aqui não era outro, a não ser devolver um pouco da emoção que o fotorrealismo do remake retirou, deixando a nova animação um pouco mais divertida. Apesar da deepfake durar apenas 18 segundos, o trabalho em combinar o realismo dos corpos de animais com os expressivos rostos da animação original entregou um resultado simplesmente fantástico.

 


Compartilhe