Nada se cria. Tudo se copia.
O Google Maps agora incorpora o recurso de relatórios de incidentes que está presente no Waze, melhorando a navegação dos motoristas. O recurso permite que os usuários sejam alertados sobre situações como engarrafamentos, acidentes e operações policiais, otimizando suas rotas em tempo real.
A novidade oferece uma maior segurança sobre cenários imprevistos nas estradas, informando melhor aos motoristas porque um determinado trecho ou local está com o tráfego mais pesado.
Dessa forma, os motoristas conseguem se manter informados sobre as condições de trânsito adversas, e com essas informações em mente, podem tomar uma decisão mais consciente sobre qual é o caminho que devem seguir.
Dá para fugir de blitz da polícia também (em teoria)
É claro que alguns usuários já estão pensando mais longe com esse recurso, já que os alertas incluem também os locais onde a polícia está presente.
Assim, é possível fugir de blitz, batidas, testes de bafômetro e outros “incidentes indesejados” pelos mais espertinhos.
Inicialmente, os avisos sobre a presença da polícia estão ativos no Google Mapas, e basta os usuários validarem ou ignorarem as informações recebidas.
Porém, essa parte do recurso corre o risco de não estar disponível no Brasil, por uma simples questão de legislação local.
O que mais mudou no Google Maps?
A nova interface do Google Maps para iOS e Android agora permite que os usuários também relatem incidentes, criando um fluxo bidirecional de informações entre os dados dele com o Waze.
Outros tipos de alertas, como acidentes e perigos rodoviários, devem ser integrados ao longo do tempo, aumentando a eficácia do aplicativo e reforçando o seu aspecto colaborativo.
Para quem não sabe, o Google adquiriu o Waze em 2013 por mais de US$ 1 bilhão, mas manteve os aplicativos separados. Em 2022, as equipes de desenvolvimento foram unificadas sob o nome “Geo”, visando uma colaboração mais próxima entre as plataformas.
A combinação dos dados do Waze com o Google Maps promete uma experiência mais rica e informativa para os motoristas, potencializando a segurança e a eficiência nas viagens.
Já não era sem tempo, pois um aplicativo sempre canibalizou o outro, mesmo com propostas claramente diferentes.
O Waze sempre foi mais colaborativo, onde a comunidade era parte fundamental para o bom funcionamento do aplicativo.
Já o Google Mapas sempre foi de caráter informativo, mostrando as condições de trânsito em função da geolocalização dos dispositivos.
Combinar o melhor de dois mundos era a melhor solução para o Google neste caso.
Via 9to5Google