Compartilhe

Alguns usuários e especialistas de tecnologia aparecem de tempos em tempos para afirmar que o Telegram possui ferramentas melhores que o WhatsApp, melhorando assim a comunicação com outras pessoas. De forma curiosa, essas vozes ficam mais altas quando o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo fica fora do ar, por qualquer motivo (não importa qual).

Sim. O Telegram tem algumas funcionalidades que poderiam estar no WhatsApp, e que são bem úteis para melhorar a experiência de usuários com diferentes níveis de experiência. Mas isso não quer dizer que o WhatsApp não tem as suas cartas na manga.

É incrível. Por melhor que o Telegram seja, ele não consegue se aproximar do número de downloads e usuários do WhatsApp. E isso está diretamente relacionado com as características que o aplicativo de mensagens do Facebook possui, ajudando a estabelecer essa dominância incontestável que testemunhamos nesse momento.

Nesse post, vamos mostrar três novos recursos que estão presentes no WhatsApp, mas que não podem ser encontrados no Telegram. Apenas para mostrar que nada nesse mundo é perfeito. Inclusive o Telegram, é claro.

 

 

 

Status no WhatsApp

 

 

Claramente inspirado nos Stories do Instagram que, por sua vez, copiou descaradamente o Snapchat. Ou seja, os usuários do WhatsApp podem criar postagens que duram 24 horas dentro do aplicativo, o que permite a criação de conteúdos pontuais e mais objetivos.

Pode parecer um recurso bem limitado, mas o tempo mostrou que a sua dinâmica funciona muito bem para tornar um conteúdo viral, e muita gente acompanha essas postagens com frequência. Além disso, no caso específico do WhatsApp, essa pode ser uma ótima forma para começar uma boa conversa.

Não existe algo parecido no Telegram. E me pergunto se os seus usuários realmente sentem falta disso. Tendo a acreditar que não, mas como nada nesse mundo é uma unanimidade…

 

 

 

Mensagens em destaque

 

 

É uma ótima opção para aqueles usuários que querem revisar uma mensagem em específico em um momento posterior, tal e como fazemos em muitos tweets no Twitter. Com esse recurso, você consegue se organizar melhor no meio das conversas, ganhando tempo e otimizando sua comunicação dentro do aplicativo.

Poucos usuários conhecem essa funcionalidade no WhatsApp a fundo, mas ela pode ser muito útil para profissionais, pessoas que estão em grupos que vão além de uma comunicação pontual, ou para aqueles que não querem se perder no meio de tantas conversas abertas.

 

 

 

Chamadas de vídeo em grupo

 

 

O Telegram está devendo nesse aspecto, onde o WhatsApp tem características muito mais avançadas.

Toda a loucura que aconteceu em nossas vidas em 2020 impulsionou todo um segmento de chamadas de vídeo, onde várias plataformas precisaram reinventar as suas propostas para oferecer soluções que aproximam as pessoas, mesmo que à distância. E o WhatsApp foi um dos aplicativos que reformulou a sua proposta de chamadas de vídeo.

Agora, o WhatsApp permite a realização de chamadas de vídeo em grupo com até 8 pessoas ao mesmo tempo, algo que é impossível no Telegram nesse momento. Nem preciso dizer que o aplicativo do Facebook ganhou ainda mais usuários nos últimos meses.

Apenas para colocar em perspectiva: o Telegram tem 7 anos de vida, e apenas em julho de 2020 anunciou o recurso de chamadas de vídeo. Prometeu que a funcionalidade de chamadas de vídeo em grupo estaria disponível “nos próximos meses”. Vamos ver…


Compartilhe