A Samsung Electronics Co., Ltd. anunciou que o recurso de apneia do sono presente no aplicativo Samsung Health Monitor recebeu autorização da FDA dos Estados Unidos.
O recurso funciona utilizando os sensores do Samsung Galaxy Watch e um smartphone compatível, e foi desenvolvido no Brasil, pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung em Campinas.
A pesquisa envolveu a coleta de dados em larga escala em parceria com instituições renomadas no Brasil, Coreia do Sul e EUA especializadas na área do sono.
IA, colaboração internacional e parceria com o Instituto do Sono
Técnicas de Inteligência Artificial foram treinadas para aprender padrões relacionados aos sintomas da apneia do sono. A solução final foi incorporada em dispositivos Samsung, permitindo a detecção de sinais de apneia diretamente nos dispositivos.
O trabalho colaborativo entre a matriz da Samsung e os centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil e dos EUA foi essencial para a aprovação pela FDA. O processo de aprovação foi conduzido pelo Samsung R&D Institute nos EUA.
Em parceria com o Instituto do Sono, foram preparados dispositivos para coleta de dados, treinamento das equipes, e desenvolvimento dos algoritmos de detecção de apneia. Os algoritmos foram implementados e otimizados para rodar no Galaxy Watch e no smartphone.
A Samsung é a primeira empresa a receber autorização da FDA para comercializar essa tecnologia nos EUA. A aprovação segue a anterior do Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentos da Coreia do Sul.
Como o monitoramento funciona
O recurso permite que pessoas com mais de 22 anos, não diagnosticadas com apneia do sono, identifiquem sinais de apneia obstrutiva do sono moderada a grave após duas noites de monitoramento.
A apneia do sono é uma condição comum e crônica, que frequentemente passa despercebida e sem tratamento. Ela causa interrupções na respiração durante o sono, afetando a qualidade do sono e causando fadiga diurna.
Quando não tratada, a apneia do sono pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e AVC.
Cerca de 25% dos homens e 10% das mulheres nos EUA sofrem de apneia do sono, segundo a National Sleep Foundation. O novo recurso do Samsung Health Monitor pode ajudar na detecção proativa e incentivar a busca por atendimento médico.
Um bom sono está ligado à saúde e ao bem-estar. A qualidade do sono impacta nosso bem-estar físico e mental, influenciando relacionamentos, desempenho e diversos aspectos da vida.
A Samsung se concentra em três elementos essenciais para um sono melhor:
- compreender os padrões de sono
- desenvolver hábitos saudáveis
- criar um ambiente propício ao repouso
Considerando esses pilares e trabalhando com a tecnologia da Samsung, fica muito mais fácil para que qualquer usuário alcance a melhor condição do sono, refletindo dessa forma em saúde a médio e longo prazos.
Entender como o seu corpo está funcionando durante o descanso é essencial para alcançar uma saúde física e mental mas adequada, além de melhorar o seu estilo de vida como um todo.
O recurso de apneia do sono estará disponível no Galaxy Watch nos EUA no terceiro trimestre de 2024.