Quando você descobre que o seu cartão de memória SD está corrompido e os dados armazenados nele podem estar comprometidos, o desespero naturalmente bate. Erros de formatação do cartão de memória podem acontecer por danos físicos, erros durante o processo de formatação, vírus ou outros incidentes.

O Recoverit é capaz de recuperar arquivos perdidos ou removidos em qualquer dispositivo de armazenamento, com eficiência e segurança. Ele suporta a recuperação de dados em diferentes tipos de unidades, e não apenas com o cartão microSD: HDs, pendrives e memórias internas de filmadoras e câmeras digitais podem ter dados recuperados com esse software. E depois da recuperação dos dados, você até pode formatar o cartão de memória para armazenar novos dados, se assim desejar.

Na maioria dos casos, só a formatação pode recuperar o cartão em si. Mas o ideal é recuperar os dados que estão armazenados depois de corrigir os problemas no próprio cartão, desde que não sejam armazenados dados novos na unidade de memória.

Considerando que os dados são marcados no microSD, eles podem ser facilmente recuperados com um programa dedicado para essa missão, como é o caso do Recoverit, que é compatível para as plataformas Windows e Mac. O programa pode corrigir os erros de um cartão não formatado e restaurar os dados originais, em todos os tipos de arquivos (imagens, músicas, vídeos, documentos, etc).

O importante aqui é o usuário não realizar a formatação da unidade de armazenamento. Essa é a melhor forma para manter e recuperar os dados que ainda estão no cartão. Além disso, é fundamental que você pare de utilizar o cartão microSD depois de verificada a falha na unidade, pois armazenar novos dados podem substituir os dados antigos, deixando os mesmos permanentemente inacessíveis.

 

 

Como recuperar dados do cartão SD com o Recoverit

 

1. Selecione o modo de recuperação após contatar o erro de formatação do cartão microSD. Selecione a “recuperação de dispositivos externos” para iniciar o processo.

 

 

2. Conecte o seu cartão microSD ao computador e selecione o mesmo para processar a recuperação da unidade.

 

 

3. O Recoverit vai exibir a letra da unidade do cartão SD. Selecione e clique em Iniciar para o programa realizar uma varredura na unidade. Se você já formatou o cartão, é preciso realizar a recuperação geral após a verificação rápida.

 

 

4. Quando a verificação terminar, os arquivos salvos no cartão SD com erro de formatação serão exibidos na janela nos itens Visualização em Árvore e Visualização de Arquivos. Verifique os nomes dos arquivos ou as fotos e vídeos que podem ou não ser recuperados.

Aqui, marque os arquivos que você quer salvar e clique em Recuperar. É fundamental que você não salve os arquivos recuperados novamente no cartão microSD logo após a recuperação para evitar uma sobreposição de dados salvos.

 

 

Por suas características gerais, o Recoverit é uma competente ferramenta para quem deseja recuperar dados em um cartão microSD danificado, ou dados deletados em outros tipos de unidade de armazenamento. Em um momento posterior, você pode até formatar o cartão SD para iniciar uma nova rotina de uso. Mas recuperar os arquivos salvos na unidade é algo fundamental.