Black Friday Brasil 2018 é o nome fantasia da Black Fraude Brasil. É um período do ano que deveria ser de promoções e descontos, mas na prática é apenas mais uma forma descarada de tentar enganar o consumidor. Porém, a prática da trapaça não está funcionando muito bem, e o consumidor decidiu reclamar.

A Black Friday 2018 registrou 20% a mais de reclamações no Reclame Aqui, onde celulares, TVs e passagens aéreas foram os itens mais denunciados com a prática da propaganda enganosa (através da maquiagem de preço), divergências de valores e problemas na finalização da compra.

O monitoramento do Reclame Aqui aconteceu entre as 11h da manhã de quarta-feira (21) e 23h59 de sexta-feira (23). Foram 5.607 queixas, e o Top 5 das empresas que representam a Black Fraude Brasil 2018 são: Americanas.com, Casas Bahia (online), Netshoes, Magazine Luiza (online) e iFood.

A lista ainda conta com nomes de peso, como Ponto Frio (online), Carrefour (online), Americanas Marketplace, Extra (online) e Submarino. O Top 10 do Reclame Aqui representa mais de 25% das reclamações.

 

 

Um destaque da Black Fraude Brasil 2018 foi o aumento de reclamações nas ‘promoções’ das passagens aéreas. Porém, de um modo geral, o que mais gera reclamações são as propagandas enganosas e a maquiagem de preço, com valores inflados para oferecer ‘descontos’ durante a Black Friday. Sem falar nas divergências de valores e problemas na finalização da compra.

Atrasos na entrega é outro motivo para reclamações, e mesmo quando o cliente compra o produto no início de novembro (uma vez que os e-commerces nacionais “antecipam a Black Friday”), os produtos não são entregues no prazo estabelecido.

A Black Friday começou no Brasil em 2010, e na época o problema era a queda nos sites de e-commerce. Agora, o consumidor reclama mesmo de propaganda enganosa e preços maquiados. Ou seja, a tecnologia avançou, mas regredimos na qualidade das lojas virtuais.

De novo: a boa notícia é que os clientes estão mais atentos. Até o Reclame Aqui bateu recordes de consulta no seu site durante a Black Friday Brasil 2018.

 

Via Tecnoblog