Você está em | Home | Especial | Raio X do Top 15 dos smartphones mais vendidos de todos os tempos (Parte 1: do 15 ao 11)

Raio X do Top 15 dos smartphones mais vendidos de todos os tempos (Parte 1: do 15 ao 11)

Compartilhe

A VisualCapitalist.com publicou um infográfico que mostra os 15 celulares e smartphones mais vendidos de todos os tempos, e entendi que seria interessante produzir uma espécie de “pente fino” nesses dispositivos.

Então, decidi produzir uma série de artigos especiais falando um pouco sobre cada um desses modelos, pois ajuda a explicar a popularidade dos dispositivos a ponto de cada um deles fazer parte de uma lista que é histórica.

Neste primeiro artigo, apresento (e comento) os telefones das posições entre 15 e 11, apresentando as principais características de cada modelo. Tudo bem, tem um #spoiler do primeiro lugar. Mas vale a leitura do artigo pela curiosidade.

 

15 | iPhone 5 (146 milhões de unidades)

O iPhone 5 foi lançado em 2012, e foi o primeiro smartphone da Apple a ter uma tela de 4 polegadas, um conector Lightning e um design mais fino e leve, sendo consideravelmente diferente em relação ao seu antecessor na sua estética.

Também introduziu o processador A6, a câmera iSight de 8 megapixels com gravação de vídeo em Full HD, o assistente de voz Siri e o sistema operacional iOS 6. O combo de mudanças é considerável neste modelo.

O modelo recebeu críticas positivas da mídia especializada, sendo elogiado por seu desempenho, design e recursos. Marcou um importante passo de evolução para uma proposta de conceito do smartphone da Apple que perdura até hoje.

 

14 | Samsung E1100 (150 milhões de unidades)

O Samsung E1100 é um celular simples e barato, ideal para quem procura um aparelho básico para fazer e receber chamadas. Sua simplicidade e preço acessível foram os principais motivos para que este modelo se tornasse um campeão nas vendas.

Ele tem uma tela de 1,52 polegadas, uma bateria de 750 mAh que oferece até 10 horas de conversação, e um design compacto e resistente. Olhando de forma bem cínica, ele “bebeu da fonte o quanto pode” do Nokia 1100 (é a Samsung “se inspirando na concorrência” desde antes da era Galaxy).

O modelo também conta com recursos como lanterna, rádio FM, viva-voz e agenda telefônica. Ele não tem câmera, nem acesso à internet, nem suporte a cartão de memória. É um celular para quem quer apenas o essencial.

 

13 | Nokia 5230 (150 milhões de unidades)

O Nokia 5230 é um smartphone touchscreen que foi lançado em 2009, onde a marca finlandesa tentava recuperar terreno perdido após o lançamento do iPhone.

Ele possui uma tela de 3,2 polegadas com resolução de 360 x 640 pixels, uma câmera de 2 megapixels, um slot para cartão microSD de até 16 GB, conectividade Bluetooth, Wi-Fi e 3G, e roda o sistema operacional Symbian S60 5th Edition.

O Nokia 5230 é um aparelho simples e funcional, que oferece recursos básicos de comunicação, entretenimento e navegação. Mas já oferecia uma interface visual que chamava mais atenção que um celular com teclas e telas pequenas.

 

12 | Nokia 1200 (150 milhões de unidades)

O Nokia 1200 é um telefone celular básico lançado em 2007, e bebe da fonte do Nokia 1100, sendo uma espécie de evolução do modelo mais vendido de todos os tempos.

Ele possui uma tela monocromática (com retro iluminação em verde), um teclado numérico, uma lanterna e uma bateria de longa duração. O aparelho é destinado a mercados emergentes e a usuários que procuram um celular simples e barato.

O modelo oferece recursos como agenda telefônica, alarme, cronômetro, calculadora e jogos. Ele também permite enviar e receber mensagens de texto e fazer chamadas de voz. É um celular resistente e confiável, ideal para quem precisa de um meio de comunicação acessível e eficiente.

E é barato, que é o que realmente importa para muitas pessoas.

 

11 | Nokia 6600 (150 milhões de unidades)

O Nokia 6600 é um smartphone lançado em 2003, e foi um dos primeiros aparelhos a usar o sistema operacional Symbian OS, que permitia a instalação de aplicativos de terceiros. Foi também um dos meus primeiros contatos com o conceito de “telefones móveis inteligentes”.

O modelo recebia uma câmera VGA integrada, um slot para cartão de memória MMC, conectividade Bluetooth e infravermelho, além do suporte a redes GSM e GPRS. Acredite, se quiser, mas já dava para navegar na internet com ele.

O design do Nokia 6600 era arredondado e ergonômico, mas também um pouco volumoso e pesado. Foi um sucesso de vendas e recebeu vários prêmios da crítica especializada. E foi um dos meu telefones preferidos de todos os tempos.


Compartilhe