Se a web é apenas um espelho de nossa sociedade, podemos concluir que a seção de comentários dos sites mostra o pior de nós. Mas um grupo norueguês parece ter encontrado uma solução simples e eficiente: a obrigatoriedade que os usuários respondam a algumas perguntas antes de poderem deixar o seu comentário.
Temos vários exemplos de sites onde a área de comentários vira uma batalha campal combinada com pseudo tratamento anti-depressivo, onde os usuários se esforçam para realizar o mais deplorável/criativo insulto possível.
Alguns sites resolvem o problema com um simples “não somos responsáveis pelos comentários”, e deixam as pessoas fazerem o que quiser, deixando esse ambiente bem tóxico. Já outros (é o nosso caso) modera todos os comentários.
Mas a solução pode passar por um simples questionário para verificar se quem comenta sabe o mínimo sobre aquilo que está falando.
O Know2Comment é um recurso open-source, que pode ser aplicado com facilidade em sites WordPress ou de outras plataformas, com um pequeno código Javascript.
Antes de ter acesso aos comentários, o usuário terá que responder algumas perguntas sobre o tema em questão, tentando assim garantir um nível de conhecimento mínimo sobre o assunto que querem falar.
O obstáculo não mantém afastado em definitivo os imbecis, mas algumas experiências revelam que a medida já é suficiente para garantir uma discussão mais civilizada, dificultando o acesso de quem só quer fazer barulho na área de comentários.
Sem falar que vai ter muito FDP que vai procurar as respostas no Google só para burlar o sistema.
Via ArsTechnica