TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quem tem o iPhone X espera esse smartphone… | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Quem tem o iPhone X espera esse smartphone…

Quem tem o iPhone X espera esse smartphone…

Compartilhe

Muitas pessoas ainda contam com o iPhone X, smartphone lançado pela Apple em 2017 e responsável pela maior mudança de design do telefone da empresa até agora. E ele também foi o responsável por trazer o notch em nossas vidas, e não vejo isso como algo positivo, mas sim como uma maldição.

E são os valentes proprietários do iPhone X que mais estão esperando pelo lançamento do iPhone 15. Esse é o momento perfeito para abandonar um telefone que funcionou bem por mais de cinco anos, algo que é considerado inacreditável em um mundo que explora a obsolescência programada no mercado de telefonia móvel.

 

A longevidade dos smartphones da Apple

Um relatório recente mostra que aproximadamente 25% dos proprietários de smartphones da Apple não trocaram de smartphone por mais de 4 anos. E isso é incrível e, ao mesmo tempo, habilita na minha cabeça o “você não fez mais do que a sua obrigação, dona Apple”.

Por um lado, a Apple cobra muito caro pelo iPhone, e tudo o que qualquer comprador do dispositivo espera é que o telefone funcione bem pelo maior período possível. Isso nem é um favor da gigante de Cupertino. É o necessário.

Por outro lado, a Apple agrega valor ao seu produto, entregando vários anos de uso para cada telefone lançado. Isso explica os preços mais altos para o iPhone, mas no final das contas, os usuários ganham por ter um dispositivo que vai durar por muito tempo nas mãos.

Tudo isso explica esse comportamento dos usuários. É correto dizer que a grande maioria desses 25% não encontraram um modelo do iPhone que os convenceram a realizar a troca ao longo de todo esse tempo.

Mas tudo isso deve mudar com o iPhone 15, pois o iPhone X está bem defasado ou obsoleto em relação aos atuais modelos. E depois de mais de cinco anos de serviços prestados, chegou a hora do modelo que estreou o famigerado notch em nossas vidas finalmente se aposentar.

 

Quem tem um iPhone X realmente quer o iPhone 15

Analistas afirmam que é certo que aqueles que hoje contam com um iPhone X nas mãos vão comprar o iPhone 15, pois esperam por anos que a Apple entregue um grande salto de qualidade no seu smartphone.

Não que o iPhone 15 vai necessariamente representar esse salto de qualidade, principalmente quando comparado com os modelos dos últimos dois ou três anos que a Apple lançou no mercado. Porém, olhando a partir da perspectiva de alguém que hoje tem um telefone lançado em 2017, a próxima geração do iPhone será de outro planeta para esse público.

Se tudo der certo (e se Tim Cook tiver o mínimo de bom senso), o iPhone 15 deve oferecer um pouco mais de recursos inovadores e diferenciais relevantes em relação aos modelos da série iPhone 14. E isso deve inspirar também aos atuais proprietários do iPhone X em finalmente colocar a mão no bolso para investir em um novo iPhone.

Dá para colocar nessa mesma lista de espera por um novo iPhone os atuais proprietários dos modelos iPhone 8 e iPhone 8 Plus, pois os dois modelos deixam de receber atualizações de versões do iOS a partir de setembro de 2023.

E como estamos considerando o principal argumento da defasagem desses telefones em relação aos modelos mais recentes, os proprietários dos dois modelos também formam um grande grupo de potenciais compradores do iPhone 15.

Os novos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max poderiam ser os modelos que roubariam de assalto os corações e bolsos dos proprietários dos modelos mais antigos do smartphone da Apple. Porém, o iPhone 14 foi tão continuísta, que conseguiu jogar contra os modelos mais caros neste aspecto.

E esse ano de espera fará com que o iPhone 15 automaticamente ganhe ainda mais interesse do que naturalmente poderia ter. Afinal de contas, é esperado que até os modelos mais básicos do smartphone da Apple recebam a Dynamic Island, que os modelos Pro recebam botões hápticos (algo que eu não concordo desde já), que uma atualização de design deixe o telefone com curvas mais arredondadas e que finalmente a porta USB-C desembarque nesse dispositivo.

É claro que todos estão em compasso de espera pelo iPhone 15, em maior ou menor grau. Mas existe sim a possibilidade desse modelo marcar um “antes” e um “depois” na história dos telefones da Apple.

E precisa fazer isso, pois o continuísmo do iPhone 14 foi escancarado, e os usuários não aguentam mais a mesmice nos smartphones da Apple, e precisam de grandes mudanças que justifiquem o investimento em um telefone da gigante de Cupertino em 2023.


Compartilhe