TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quem tem Google One agora tem VPN de graça | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Quem tem Google One agora tem VPN de graça

Quem tem Google One agora tem VPN de graça

Compartilhe

Eu sou um feliz assinante do Google One, serviço de armazenamento na nuvem da gigante de Mountain View. O plano de 2 TB de dados atende as minhas necessidades, me entregando uma versatilidade para manipulação de dados no dia a dia que considero a ideal para as minhas atividades pessoais e profissionais.

E o Google quer impulsionar o One de todas as formas. Oferece chamadas de vídeo ilimitadas, três meses de YouTube Premium, e agora o serviço de VPN sem custo adicional em todos os planos.

A novidade está chegando para os usuários do Google Workspace de todo o mundo de forma gradual, mas já podemos conhecer alguns detalhes sobre essa oferta de VPN de graça.

 

VPN em todos os planos do Google One

Antes, a oferta do VPN estava disponível apenas para os usuários do plano Premium ou superior (a partir de 5 TB). Agora, quem assina o plano de 2 TB passa a contar com esse benefício.

Dessa forma, o Google One se torna ainda mais atraente. Não faz muito tempo que o Google habilitou o Magic Eraser para todos os usuários Android que são assinantes do Google Workspace, algo que antes era exclusivo para os dispositivos Pixel. E isso agrega mais valor para o armazenamento pago na nuvem da gigante de Mountain View.

Agora, o Google expande a oferta de VPN para todos os planos do Google One. A ferramenta vai funcionar em todos os sistemas operacionais compatíveis com a plataforma de armazenamento na nuvem (Android, iOS, Windows e macOS).

Porém, tal e como você já pode imaginar a essa altura do campeonato, nem tudo é tão simples ou tradicional no Google, e a gratuidade do VPN no Google One tem um “preço”, que não é monetário, mas sim de funcionalidade.

 

Não é um VPN “tradicional”

O VPN do Google One tem como principal objetivo ser um serviço para melhorar a privacidade e a segurança dos usuários durante a navegação na internet, codificando o tráfego e mascarando o endereço IP.

Dessa forma, os dados do usuário ficam ocultos quando conecta o dispositivo em um WiFi público, e os sites acessados jamais saberão de onde você está se conectando.

Na prática, o VPN do Google One é muito mais útil para aqueles usuários que precisam realizar tarefas mais delicadas na internet em aeroportos e shoppings, como transações financeiras e envio de dados pessoais ou arquivos mais reservados.

Não é o tipo de VPN que serve para ver conteúdos disponíveis em catálogos de plataformas de streaming de outros países, algo que muitos usuários que contratam esse tipo de serviço realizam com muita frequência. O IP será privado, mas ainda será localizado o país de origem da conexão.

Além disso, o VPN do Google One pode resultar em uma queda de velocidade de internet de aproximadamente 60%, tanto no download como no upload. Logo, seu uso não é recomendado para os games, mas apenas para navegação e envio de dados mais leves.

Por fim, o serviço também vai rastrear os dados do usuário como nomes, número de telefone, contas e endereço, para identificar quando os seus dados foram vazados em uma brecha de segurança. Se isso acontecer, o Google emite alertas e envia instruções para proteção do seu perfil.

Para ativar a VPN do Google One, basta fazer o download do aplicativo no seu dispositivo e selecionar a opção Usar VPN. Simples assim. E o recurso pode ser compartilhado com outras cinco pessoas dentro do seu plano.

O recurso estará disponível para os usuários de todo o mundo ao longo das próximas semanas, de modo que ainda pode aparecer a mensagem de exclusividade de uso do VPN para o plano Premium. Mas isso deve ser contornado no futuro.

Logo, tenha paciência.


Compartilhe