Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Quatro letras bastam para travar o iOS

Quatro letras bastam para travar o iOS

Compartilhe

O iOS, sistema operacional da Apple, tem mais de 17 anos de história e é conhecido por sua estabilidade. Poucas vezes a plataforma apresentou problemas sérios de segurança ou problemas nas suas atualizações.

Porém, todo e qualquer mito existe para ser derrubado. O pesquisador de segurança conhecido como Konstantin descobriu um bug raro que causa travamentos em iPhones e iPads ao digitar apenas quatro letras na barra de pesquisa.

Esse é o tipo de bug que certamente passou desapercebido pelos profissionais de desenvolvimento da Apple e beta testers, e é surreal o suficiente para que muitos não acreditem que a gigante de Cupertino deixou a falha passar.

 

Como esse bug se manifesta

O bug é acionado quando o usuário acessa a área de Configurações ou a Biblioteca de Aplicativos e decide digitar a sequência ‘””::’ (aspas, aspas, dois pontos, dois pontos) na barra de pesquisa.

Ao fazer isso em um dispositivo com iOS 17.5.1, o SpringBoard, interface responsável pela tela inicial do sistema operacional, trava e exibe uma roda giratória antes de retornar à tela de bloqueio.

Embora o bug cause travamentos no iOS, não há evidências de que ele represente um problema de segurança.

O problema afeta apenas o SpringBoard e os aplicativos mencionados, sem comprometer o funcionamento geral do iOS.

Além disso, os pesquisadores de segurança que analisaram a falha como Ryan Storts e Patrick Wardle, que foram procurados pelo TechCrunch, reforçam que essa não é uma falha de segurança do iOS.

 

A resposta da Apple

Bugs como esse, embora raros, não são inéditos na história do iOS.

Em 2015, um bug conhecido como “poder efetivo” (porque foi acionado ao receber a mensagem “eficaz. Power لُلُصّبُلُلصّبُررً ॣ ॣh ॣ ॣ 冗”), o erro causou travamentos em iPhones ao receber uma mensagem específica, levando a Apple a lançar uma correção temporária.

Ou seja, a Apple já tem um certo histórico com esse tipo de problema, que pode eventualmente aparecer por falha no processo de polimento do sistema operacional.

Pode acontecer. Afinal de contas, são humanos trabalhando com softwares.

Até o momento, a Apple não se manifestou oficialmente sobre o bug. A expectativa é que a empresa resolva essa falha na próxima atualização do iOS, que deve ser a versão 18, que estará disponível nos novos smartphones da série iPhone 16.

 

Via TechRadar


Compartilhe