Um post para resumir quatro acontecimentos importantes com o mundo da mobilidade. Não sõ mencionaremos sistemas operacionais e smartphones, mas também alguns momentos empresariais que podem marcar o futuro do mundo mobile.

 

1. iPhone X, um sucesso de vendas

 

 

Independente do fato do iPhone X ser ou não o smartphone mais potente do mercado, fato é que ele é uma referência entre os tops de linha, só ficando na sombra do iPhone 8 e dos Galaxy S8/S8+ e Note 8 da Samsung.

 

2. Android Oreo, mais um passo na evolução do Android

 

 

O Android Oreo recebeu uma série de novidades que melhoram a experiência do usuário com o sistema operacional. Depois de 10 anos de vida, o Android termina 2017 em seu melhor momento técnico e comercial, apesar de ainda sofrer com a fragmentação. Para tentar resolver esse problema, a Google vai obrigar que todos os apps ofereçam suporte aos 64 bits a partir de 2019.

 

3. BlueBorn deixa centenas de milhões de dispositivos Android expostos a ataques hacker

 

 

O BlueBorn é um conjunto de oito vulnerabilidades contra as implementações do Bluetooth de todos os sistemas internacionais. Esse talvez foi o problema de segurança com maior impacto em 2017, afetando mais de 5 bilhões de dispositivos Android, Mac, Windows, Linux e iOS. O problema pode ser resolvido via correção de software, mas milhões de dispositivos Android abandonados pelos seus fabricantes ficarão expostos à ameaça.

 

4. Assistentes pessoais digitais: a concorrência aqui será forte no futuro

 

 

Com o Googel Assistant indo além dos dispositivos Pixel, a concorrência nesse mercado de assistentes pessoais digitais ficará mais acirrada, especialmente no Android, que já conta com o Bixby, a Amazon e o Cortana como competidores. Por enquanto, Google e Samsung parecem disputar cabeça a cabeça, mas com certeza outros players vão se unir a eles.